Durante a celebração de um casamento no Tocantins, o padre Aderso Alves dos Santos, conhecido como o padre da galera, na Paróquia Bom Jesus da Serra, trouxe uma mensagem muito sábia, mas que causou muita polêmica para algumas pessoas da Igreja Católica.

Muitos que estavam no casamento elogiaram o sermão do padre e disseram que tudo que ele falou é apenas a verdade, entretanto alguns católicos não se agradaram com o que o padre disse. Isso, pelo fato que alguns acreditam que Maria tem poder para salvar e ela deve ser adorada, e estes se manifestaram nas redes sociais indignados com o conteúdo do sermão do padre.

A repercussão foi tanta que alguns fieis, mais indignados, usaram as redes sociais para pedir a exclusão do padre da Igreja Católica, porém muitos entenderam que ele falou a verdade e por isso o padre não precisaria ser punido por um sermão tão sábio.

Não é a primeira vez que o padre está no meio de uma confusão, em 2013 ele se envolveu em uma polêmica ao ponto de o Arcebispo ter que transferir o padre de cidade, porém muitas pessoas manifestaram nas ruas para manter o padre na mesma cidade, e então o arcebispo resolveu atender o clamor popular e deixou o padre Aderso em Palmas.

Assista ao vídeo abaixo:




ESSA VOCÊ NÃO LEU!
Padre se irrita com pergunta de um evangélico e diz que existe mais pastores do que padres pedófilos

 

Comentários

comentários

  • Neuza Dos Santos Andreatta

    Mãe Maria que polêmica quando se trata de Nossa Senhora, a maioria das pessoas parece não ter vida própria e se preocupa demais com a salvação dos outros e se esquece da própria. Cada ser criado por Deus tem uma missão diferente. Nossa Senhora teve a dela. Missão que Deus escolheu para ela. Mulher Sàbia invejada por muitos, mas foi Deus que a escolheu. O padre está certo Maria mãe de Jesus não salva ninguém, assim como a Igreja e a Bíblia só Deus pode salvar, mas Maria é o caminho, como a Igreja e a Bíblia, muitas pessoas acham que só frequentar a igreja e só ter religião e já está salvo. Cuidado com suas atitudes, e com que você faz. Mesmo que mãe Maria não salva ela é a mãe de Jesus escolhida por Deus e merece respeito e admiração. Deus podia ter feito Jesus do mesmo jeito que ele fez tudo que há, mas ele fez diferente. Pense nisso. Mesmo sendo ele tão poderoso escolheu uma mãe para seu filho. Você já pensou sobre isso?Tudo tem uma razão de ser. E Deus nosso pai deu para seu filho aqui na Terra um pai uma mãe. E devemos respeitar a vontade de Deus.

    • Carlos Souza

      Deus só escolheu um ventre humano para que Jesus também fosse humano e tivesse todas as fraquezas dos homens, embora por ter sido concebido do Espirito Santo (não pela semente de um homem comum ou ato sexual comum) para que não fosse participante da maldição original de Adão e já viesse maculado como todos os homens que nascem já o são . Sendo assim ele seria homem, porem seria sem o pecado original e poderia assim passar a vida sendo tentado, não caindo porem em tentação e na sua morte, com seu sangue imaculado poder salvar todo aquele que crer Nele. Então por isso a participação de Maria foi apenas de uma “barriga de aluguel” nada mas que isso. Ate a sabedoria de Jesus vinha do Pai pelo Espirito Santo . Maria não tem poder algum de salvar ou interceder por ninguém, esse poder e somente de Jesus o único mediador entre Deus e os homens. Jesus é como o cordeiro inocente morto pelos pecados dos judeus no antigo testamento , porem dessa vez como cordeiro único e suficiente para a salvação de toda a humanidade ( ou pelo menos daquele que crê Nele pra isso) . Tao simples isso de entender e o povo complica tudo !!

      • Henrique Marconi Cardoso

        Já que é seu pensamento, O PAI podia ter escolhido uma prostituta, uma cadela. Será só uma barriga de aluguel não teria que gastar muito dinheiro. Não precisaria de nenhuma virtude pra conceber o filho de DEUS. Podia colocar numa chocadeira. Tá!! menos trabalho. OH!! PAI PERDÃO, pois não saber o que falam!! Essa raiva que vocês tem, é por que a igreja católica vez uma imagem dela. Os ditos salvos por acharem que são dono da verdade.

        • Patrisciany Nascimento

          Nossa como vocês gostam de destorcer as coisas. Henrique Marconi

        • Bruno Henrique Murray

          olha so ca entre nos quem te garante que Maria tinha aquele rosto,quem te garante que JESUS era loiro dos olhos azuis que nem mostra nos filmes entre outros ,nas imagens mostra Maria branca eu nao acredito que realmente Maria era branca ,muito menos JESUS era do jeito que mostra nos filmes(cor da pele ,olhos entre outros) pois o pessoal la do israel acredito sao negros nao brancos ,como voces podem fazer uma imagem de uma pessoa que voces nem conheceram?

    • Genildo Souza

      Olá boa tarde, vamos pensar sobre o que você escreveu…

      A questão é que as pessoas tiram o crédito que Cristo “deveria” (tem que ter) e poe em Maria, respeitamos sim, respeitamos, ela só teve uma missão servir a Deus, assim como todos nós.

      Estamos aqui pra servir a Deus, agradar a Deus; Maria servia a Deus e como era uma mulher agradável aos olhos Dele, foi escolhida para ser mãe de Jesus Cristo, assim como poderia ter sido Madalena ou qualquer uma outra, não importa a mulher e sim uma que agrade a Ele.

      Ela não é o caminho, mas o próprio Jesus Cristo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida”. Então Jesus Cristo como nosso Salvador, é o caminho que nos leva a vida eterna. Da mesma forma admirada também não concordo, Jesus Cristo foi que nasceu, pregou, fez milagres, sofreu, foi traído, deu Sua vida por nós, ressuscitou em glória e subiu aos céus como pode ter coisa mais admirável que isso?

      Sabe por que Cristo nasceu de Maria? Por que Maria é mulher, carne, uma matéria física, e Jesus Cristo tinha que vim na terra em carne também, Ele não poderia habitar com humanos em “espirito”, como diz a Palavra: “E o verbo se fez carne e habitou entre nós”.

      Então houve as duas partes: a primeira por Maria ser serva de Deus e Ele ter escolhido ela, e portanto ela sendo carne, Cristo teria que viver na terra como homem, um ser humano como os demais, simplesmente isso, até Maria seguiu Jesus Cristo, pois o próprio foi enviado de Deus e ela sabendo disso, serva de Deus, como ela iria desobedecer ao próprio Cristo se ela sabia que Ele foi enviado de Deus?

      Se ela não obedecesse a Cristo, estaria contra a vontade de Deus.
      Por que ela sabia que foi Deus que gerou Cristo nela, e José não tinha nada a ver com isso.

      Deu pra entender?

      Portanto, quem disser que Maria não seguiu a Jesus Cristo, é o mesmo que falar que Maria não serviu a Deus!

      Um grande problema é que as pessoas não dão importância a Deus, a Palavra, a Bíblia, só dão crédito as coisas inventadas nas igrejas, aí quando vem a VERDADE, não querem aceitar de forma alguma, por que acham que as coisas que aprenderam ERRADAMENTE estão corretas, mas quando procuramos “argumentos lógicos não encontramos.

      Deus te abençoe!

    • Henrique Marconi Cardoso

      Parabéns, sabias palavras.

    • Charles Alves

      Maria e o caminho ?
      Ta precisando ler a Bíblia. Só Jesus e o caminho a verdade é a vida.
      Deus te abençoe.

      • Rocha

        Concordo contigo Charles quando refultas ser Maria o caminho. Você está certíssimo. Jesus é o caminho, a verdade e vida. Mas Maria mostra o caminho ao apontar para Jesus e dizer: fazei tudo que Ele vos disser. Não podemos negar: Maria, a escolhida, é cheia da graça de Deus e todas as gerações dos filhos de Deus, a chamarão bem-aventurado.
        A paz de Cristo e o amor de Maria na tua vida.

        • Elionei Lobo

          Rocha, meu querido irmão. O nosso consolador não é Maria! Sim uma agraciada e a maior mulher de todas as mulheres. Mas, nosso Auxiliador é o Espirito Santo, Ele nos conduz a Cristo e Cristo ao Pai.

        • Bruna Araujo

          Ja fui católica e sim os católicos idolatram imagens Sim ! Não só como Maria mas inúmeras imagens a quais dizem ser santos . Só que eu acho assim que cada um cuida da sua própria salvação’a salvação é individual .Enquanto estão julgando o padre pelo sábio sermão deveriam está tentando fazer o bem ao próximo sem tá julgando religiões alheias , Deus ,Jesus e o Espírito Santo sao amor independente de tudo eles sao AMOR ame teu próximo , perante a Deus somos todos irmãos e o julgar só cabe a Deus .

    • nell

      “Eu sou o CAMINHO a verdade é a vida , ninguém VEM ao Pai a não ser por MIM” não tem Maria aí não, Ele é o caminho ,Ele é o SALVADOR !!!! Maria foi agraciada , bendita entre as mulheres, e deve estar na glória desfrutando do gozo eterno depois de ter cumprido a vontade do Pai , ao lado de Jesus Cristo, seu Senhor é SALVADOR .

  • João Ricardo Fernandes Mirando

    reportagem tendenciosa, o padre da minha paroquia dizia isso desde de wue eu era criança e sempre dizia pars ter ela.como modelo. nunca houve nenhum escandalo por conta disso. Esse site porcatia quer é ficar criando motivo pra um monte de retardado ficar discutindo. Este site deve estar a serviço do inimigo de Jesus.

    • Henrique Marconi Cardoso

      Boa!!!

    • Rocha

      Concordo João. Este site está a serviço de satanás para espalhar cizânia onde Jesus semeou sua palavra e fundou sua igreja.

      • Rafael Castro

        kkkkk, vai se converter velho, vc é doido!

      • Carlos Wilson Garcia

        Rocha! Jesus não fundou nenhuma igreja, que tem templos construídos pelas mãos dos homens. O nosso corpo é o templo do Espírito Santo (6:19). A Igreja de Cristo é espiritual, sendo formada por todos os que constituem o Povo de Deus em todos os séculos, os da Velha Aliança (a que Deus fez com Abraão), e os da Nova Aliança através do sacrifício de Jesus na Cruz do Calvário.

        A Igreja Verdadeira teve início em Atos 2 (Pentecostes), cujo acontecimento foi histórico, pois havia necessidade de todos (vários povos de línguas diferente) ouvirem a mensagem. Por Obra do Espírito Santo de Deus todos entenderam. Não existia outra forma das Boas Novas serem anunciadas. Neste dia cerca de três mil pessoas se renderam aos pés de Cristo aceitando-o como Salvador. O que havia começado no Pentecostes se mostraria um processo contínuo: (Atos 2:47),

        Aquele que aceita o Senhor Jesus como seu Salvador e arrepende-se dos seus pecados, confessando-o diretamente ao Senhor, faz parte da Igreja de Cristo, pois foi lavado e purificado pelo Sangue do Cordeiro – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça (I João 1:9); – “9- A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo; 10- Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Romanos 10:9,10);

        Esta Igreja é una, e o Seu fundamento procede do único Deus (Ef. 4: 1-6). Todos os que pertencem verdadeiramente à Igreja são um só povo e, portanto, a Igreja Verdadeira (Espiritual) e não a temporal (A, B, C, D etc.), é que se distingui por sua unidade e por sua indivisibilidade.

        O Cristo vivo é o Alicerce da Igreja. Pedro afirmou ser Ele (Jesus) “a Pedra que vive” (1 Pe 2:4). De fato Jesus ainda hoje está transformando pedras mortas (homens em seus pecados) em pedras vivas (homens arrependidos, perdoados e salvos), colocando-as na edificação da Igreja (I Pe 2:5), a qual é também chamada pelo apóstolo Paulo de “a casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo” (I Tm 3.15). Jesus Cristo é o fundamento vivo e inabalável da Igreja (ICo 3:10-11). É uma Igreja santa, gloriosa que não tem mácula e nem problemas (Efesio 5:27).

        Se tentarmos desvendar o que está escrito na Palavra de Deus com o nosso saber, como se fosse um livro de poesia ou um romance, e não procurarmos estar na presença de Deus, em espírito de oração, pedindo ao Senhor sabedoria para entender a Sua mensagem, ou se aceitarmos dogmas criados pelos homens, não conseguiremos alcançar a verdade, que é a Salvação em Cristo Jesus e a Vida Eterna, sem nenhuma condenação, por que fomos por Ele resgatados na Cruz. No momento que aceitamos Jesus como Salvador, ao ouvirmos ou lermos a Palavra de Deus, passamos a entender os Seus planos para nossa vida. Que o Senhor Jesus morreu na cruz, para que fossemos lavados no seu precioso sangue e ficássemos limpos de todo o pecado.

        Para sua reflexão deixo um site que fala sobre a IGREJA QUE JESUS FUNDOU, o que a Bíblia ensina sobre sua Organização; Modelo de Organização de Igrejas Locais no Novo Testamento; A Formação de Igrejas Locais; A Supervisão da Igreja Local; Qualificações de Presbítero/Bispo; Outros Servidores – Diáconos etc… Leia que você vai entender o que é a Igreja de Cristo.

        http://www.estudosdabiblia.net/a14_8.htm

        Que Deus o abençoe poderosamente, para que ao ler a Sua Palavra (Bíblia), o Seu Santo Espírito toque em você, e assim possa entender o Ele quer para sua vida, sem nenhuma influência religiosa (dogmas, tradições, etc…), mas que cresça no conhecimento e assim aceite plenamente a Sua Palavra.

        Que Deus derrame preciosas e abundantes bênçãos sobre sua vida, e “…supra todas as suas necessidades na Glória em Cristo Jesus” Filipenses 4: 19.

  • Marcelo Morais

    Acredito que nao choca nenhum católico, o que contraria a vontade protestante. Maria não salva, Maria não cura e nunca quiz ocupar o lugar de Jesus. Nas bodas de Canã quando Jesus fez o primeiro milagre transformando agua em vinho (a pedido de Maria), a primeira coisa que ela disse aos servos do casamento foi “Façam tudo o que Ele(Jesus) vos disser”. A propósito, a noticia é fake não é verdadeira.

    • Messias Souto

      Disse tudo Marcelo.

    • Rocha

      Isso mesmo Marcelo, esse é o ensinamento da igreja católica.
      Diferente das mentiras que os protestantes vomitam sobre a igreja.

      • nell

        Não “vomitamos” nada , vcs é que não sabem a definição do verbo “adorar ” . Ajoelhar perante uma imagem , pedir graças, cura , levar essa mesma imagem em procissão. .. se isso não é adoração. … mas , vcs dizem que não é, então…

        • Paulo Valença

          E quando os israelitas se prostavam diante da Arca da Aliança, encimada pelas esculturas de dois querubins e levada em procissão? E quando o povo picado por serpentes venenosas ficava curado ao olhar a serpente de bronze no deserto? Está tudo na Bíblia!

          • Jason Ming

            Sim, está tudo na Bíblia, alto e claro.

          • Bruna Siqueira

            O diabo simula milagres

          • Rogerio Abreu

            eles esquecem que o diabo é o dono deste mundo, é imitador de Deus, enganando a muitos, atraves de milagres pagãos.

          • Marcos Queiroz

            O diabo também tem poderes

          • Rafael Gomes

            Ta na biblia de fato, porém a arca da aliança foi o próprio Deus quem mandou construir e era a presença de Deus na Terra. uma resposta eu te dei a outro procura saber. A palavra de Deus liberta e precisamos buscar mais e para de intriga entre nós um reino divido não subsiste…

          • Marcelo Morais

            E foi o mesmo Deus que mandou construir a serpente de bronze(imagem) no deserto. Vem ca, quando você olha para as fotos dos seus filhos o amor que você sente é pela foto ( imagem) ou pelo que ela z você lembrar ? Uma imagem ainda que perfeita não é a coisa em si. Uma foto dos seus filhos ainda que na mais alta resolução não é os seus filhos. Veneramos as imagens pois nos fazem lembrar da pessoa que ela representa, do exemplo de amor e servidão a Deus que ela exerceu em vida. Adorar somente a Deus meu irmão.

          • SIDNEIA

            Parabéns Marcelo. Perfeita sua resposta.

          • Marcos Queiroz

            Mais fazer pedidos para imagens ninguém faz então né ??

          • Edcarlos Representante Anuar

            A serpente de bronze na aste,era uma simbologia de Cristo,picado pelo serpente, tipo do homem no pecado,mas quando arrependido ele olha para cruz ele recebe a salvação em Cristo

      • Bruna Siqueira

        A Bíblia diz lá em Êxodo capítulo 20, “Não farás para ti imagem de escultura… “Não se prostara diante dela… E o que os católicos fazem??? Em primeiro lugar, quem vomita a palavra de Deus e de uma forma abominável são vcs idólatras e outra, vê se vai ler a Bíblia.

        • flavianoschneider

          A idolatria de hoje é o smartphone. Só ler a Bíblia de nada adianta se a pessoa não sabe entender o que diz. A letra é morta. A essência do que está na Bíblia é muito pouco entendida por isso existem hoje 60 mil seitas cristãs todas se arvorando ser detentoraa da verdade. Ligue-se no Sermão da Montanha e veja quem herdará o Novo Céu e a Nova Terra. Nas alturas onde hoje habita Maria ela está rogando por Deus, para ter misericórdia pela Humanidade, principalmente por aqueles filhos rebeldes que ainda não entenderam a verdade sobre seu Filho que é a mesma verdade aplicável a você e a mim..

          • Marcelo Morais

            Bravo !

        • Marcelo Morais

          Nao seria idolatria o esforço dos evangélicos de formar o culto um desfile onde um quer se mostrar mais alinhado que o irmão ao lado ? Não vejo em nenhum ensinamentos de Jesus ou na Bibiia uma orientação para isso. E outra coisa, desculpe dizer, a origem dos protestantismo vem de um assassino que se escondeu no mosteiro para não ser preso e mesmo depois de ter feito a reforma protestante se suicidou desgostoso em ver em vida como a igreja que ele estava formando se dividia em milhares de outras. Acho estranho o protestante pensar que ode falar algo do catolicismo se a base protestante é exatamente essa. Todo mundo pode ser pastor, todo mundo pode ser apostolo, bispo…..aqui no catolicismo não tem isso não .

      • Givanildo Balieiro

        fazei tudo o que ele vos disser… como seria bom se todos tanto católicos, protestantes fizessem um pouquinho do que ele disse

      • Marcos Queiroz

        Maria está dormindo no pó dá terra esperando a volta de Jesus para resucitar com os salvos

    • WESLEY FESTA

      TEM O VIDEO PARA TODOS ASSISTIREM NÃO TEM NADA DE FAKE ..

      • Marcelo Morais

        Posta o video e vamos ver o contexto.

    • Dan Queiroz

      á pedido de Maria ? descordo com vc meu caro , pq Jesus não fez isso pq Maria pediu , pq Jesus só obedece ao Pai . Aqule que enviou Ele . Tanto que no momento que ela avisa que o vinho acabou e só Ele(Jesus) poderia ajudar . Jesus responde: ” O que eu tenho contigo mulher” … E então ele estava esperando o Espírito Santo ordenar que é o Espírito Santo de Deus . ok ?

      • Almir César

        Então Jesus, o próprio Deus, desobedeceu ao mandamento “Honrar pai e mãe”… certo…
        Claro que Jesus deveu obediência à sua mãe, por mais que ela fosse menos importante que Ele, continua sendo a mãe.

        • Rafael Garcia Amaral

          Kkkkkk sem noção

          • Almir César

            Rir e xingar é fácil. Argumente, por favor.

            Ou não tem argumentos?

      • Marcelo Morais

        Aceita que dói menos…Em nenhuma Biblia… quer seja ela católica ou evangélica, hebraica ou judaica menciona o que você disse. O trecho é claro…Maria tinha tanta certeza que Jesus lhe atenderia que ela se vira e já avisa aos servos “Fazei tudo o que Ele vos disser”….em seguida Jesus dá a ordem de encher as talhas com agua.

        • Rogerio Abreu

          Alguns leem o capítulo 2 do evangelho de João e tiram a seguinte conclusão: Maria pediu a Jesus para resolver o problema da falta de vinho, portanto tudo o que pedirmos a Maria ela pedirá ao seu filho e ele fará a vontade de sua mãe. Mas será que ela pede alguma coisa aqui? Não.

          Maria apenas observa que o vinho acabou. Embora ela pudesse desejar que Jesus tomasse alguma providência, ela não pede isso explicitamente. Jesus, por sua vez, diz a Maria, “mulher, que tenho eu contigo?” A expressão “mulher” não é desrespeitosa, mas equivale a “senhora” ou “dona Maria”, como diríamos hoje. Já a expressão “que tenho eu contigo?” deixa claro que Maria não exerce qualquer influência sobre Jesus e seu ministério.

          Em outra ocasião os discípulos avisam a Jesus que sua mãe e seus irmãos o buscam. Ele responde: “Quem é minha mãe? E quem são meus irmãos?” E continua dizendo que “qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe”. Seu ministério não estava sujeito aos vínculos naturais de parentesco, mas exclusivamente à vontade de Deus Pai.
          Aceita que dói menos…

          • Marcelo Morais

            Vem cá…Eu imagino que Jesus sendo Deus já sabia que o vinho tinha acabado, porém ele guardava uma outra oportunidade para manifestar a sua glória por isso Ele diz “a minha hora ainda não chegou”. Se Maria nessa ocasião não tivesse chamado a atenção dEle para o caso talvez a festa ficasse sem vinho e como voce sabe naquela época vinho simbolizava alegria. Vamos olhar para o final de sua resposta, que Jesus faz somente a vontade de Deus Pai. Bom se Jesus atendeu o pedido de Maria isso só reforça que ela jamais pediria algo que fosse contra a vontade de Deus Pai. – Chupa essa manga !

          • Rogerio Abreu

            rsrsrs…que raciocinio esfarrapado, quanto pedidos Jesus atendeu em seu ministerio…o que vc não consegue explicar é que em momento algum Jesus deixou ordenanças ou orientações para que orassemos à (mortos)Maria pedindo intercessão dela, muito menos os apóstolos pregaram isso, e SIM , deixou-nos um CONSOLADOR, o Espirito Santo de Deus.Sem falar no templo de aparecida do norte, onde se adora uma imagem, deposita-se velas de perna , braço etc…Foi orientação do SENHOR? Já fui catolico por tradição, frequentei aparecida do norte e pude ver e participar que a adoraçao à “santa” lá é forte,fazem fila enorme para passar em frente aquela imagem e adorá-la(eu já fiz isso) pura idolatria de uma imagem talhada que foi encontrada em um rio.Muito biblico isso…

          • Marcelo Morais

            Meu amigo vamos supor que vc estivesse certo e que Aparecida do norte seja um erro. Ainda sim nao afastaria dr lá a graça de Deus. Pois Jesus disse”Pedro tu és pedra e sobre ti edificarei a minha igreja, e as portas do inferno nao prevalecerão sobre ela.” Jesus é claro, ele diz a minha igreja (singular). Então to tranquilo meu amigo, to na igreja certa. A igreja católica é a unica religiao onde corpos de pessoas normais como eu e vc continuam intactos mesmo depois da morte, onde está o santo sudário, onde o líder é conhecido e respeitado no mundo inteiro. Onde existe uma mãe que acalenta os seus filhos. Agora vem cá…com todo respeito o protestantismo ( pq o nome evangélico é modinha só existe na américa fo sul) foi criado por um homem que matou uma pessoa e tentou se esconder atras da igreja. E quando morreu viu que a “igreja” que tinha fundado se dividia a cada dia pois nao sao unidos. Se eu nao gosto do meu pastor eu crio uma igreja nova e ultimamente tem surgido uns nomes que provoca riso. Tem surgido os milionarios dos púbitos aos montes. Então resumindo a conversa, eu nao to nem um pouco preocupado pelo que vc diz.

          • Rogerio Abreu

            “a letra mata, o Espirito vivifica…”
            Na língua grega existem dois termos para pedra: 1º – ‘petra’ que significa uma enorme massa de rocha, a qual além de ser grande, é fixa ou imovível; 2º – ‘petros’ que significa uma pequena pedra, ou um pedregulho.
            Assim podemos dizer que Cristo se dirigiu a Pedro desta forma: Tu és ‘petros’ (pedregulho) e sobre esta ‘petra’ (rocha, se referindo a Si mesmo), construirei a minha Igreja.

            Apesar de eu ser membro de uma igreja séria, onde meu pastor trabalha para se sustentar, infelizmente existem muitos exploradores da fé em outras igrejas evangelicas, que se tornam ricos (como no Vaticano), pedófilos (como os padres católico).
            Igrejas “genéricas têm surgido aos montes, inclusive no meio católico (lembrando muito a igrja universal ). Cabe a cada um ter dicernimento e conhecer a congregação na qual faz parte, sua história, seus dirigentes.Particularmente conheço a minha, sei de suas doutrinas, que estão de acordo com o evangelho.
            O que importa mesmo é que minha fé não se baseia em lideres religiosos, nem em denominações e sim na essencia dela que é meu unico salvador Jesus Cristo.
            Somos mensageiros da palavra de Deus somente.
            Quem convence alguem é o Espirito Santo, levando em conta o livre arbitrio de cada um.
            Fica na paz

          • Marcelo Morais

            Bela tentativa. Fica na paz membro da igreja de Lutero.

        • Carlos Wilson Garcia

          Marcelo Morais! A bíblia condena frontalmente qualquer tentativa de se tirar de Jesus o direito inalienável da intercessão, pelo fato de que foi somente Ele que deu sua vida para resgate do pecador. Jesus jamais permitiu que qualquer pessoa intermediasse a sua atuação. A própria Maria viu, embora não fosse essa a sua pretensão, que Jesus não aceitaria qualquer interferência no seu ministério. Nas bodas de Caná da Galileia, quando terminou o vinho, ela tentou interceder em favor dos convidados, mas Jesus lhe respondeu categoricamente: “Mulher, que tenho eu contigo”? (João 2:4). Ela entendeu o recado, e virando-se para os serventes, disse: “Fazei tudo quanto ele (Jesus) vos disser” (João 2:5). Outra passagem muito importante, que descarta qualquer possibilidade de Maria ser intercessora, é quando Jesus expulsara um demônio. Dentre a multidão, ouviu voz de mulher que dizia: “Bem aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos em que mamaste” (Lucas 11). No que Jesus respondeu imediatamente: “Mas ele disse: Antes bem aventurados os que ouvem a Palavra de Deus e a guardam” (versículo 28). Fica bem claro que Jesus não permitiu o destaque que aquela senhora desconhecida queria dar a Maria.

          Para Jesus, o mais importante seriam aqueles que viessem a ouvir e guardar as suas palavras. Nem mesmo Maria pretende estar no lugar que foi colocada pelos Católicos. Ela sempre se colocou como uma serva do Senhor. Chegou a se referir a essa condição de uma forma muito humilde, “Porque atentou na baixeza de sua serva” (Lucas 1:48). E chamou a Jesus, de Deus, seu Salvador (versículo 47). Ela sabia, que nesta condição ela foi honrada de ser escolhida para receber em seu ventre o Salvador do mundo.

          Vamos examinar mais alguns textos que elucidarão de uma vez por todas este assunto tão relevante que é a mediação ou intercessão. “Porque há um só Deus, e um só Mediador, entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem” (1 Timóteo 2:5). Aí esta claramente definido: um só Deus, e um só mediador entre Deus e o homem. Não há lugar para Maria, por mais que ela mereça nossa simpatia e reconhecimento como bem-aventurada Mãe de Nosso Salvador. O próprio Jesus definiu esse assunto com a seguinte expressão: “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a vida, ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6). Se Jesus diz que ninguém pode ir ao Pai senão através dele; são palavras do nosso Deus Filho, o Todo-poderoso, que ninguém; mas ninguém mesmo pode contestar. Ele disse: “É-me dado todo o poder no céu e na terra” (Mateus 28:18; Filipenses 2:9-11)

          A Bíblia nos apresenta Jesus como nosso Advogado; como aquele que intercede por nós à destra do Pai (Hebreus 9:24; 1 João 2:1). Por isso Ele pode garantir, que as nossos orações elevadas através dele, ele as atenderia. “Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei” (João 14:13, 14). No entanto, não encontramos qualquer passagem Bíblica que possa dizer o mesmo sobre Maria ou qualquer outra pessoa (Santos).

          Vamos concluir, afirmando que só Jesus pode interceder por nós. Só Jesus pode verdadeiramente garantir-nos acesso ou entrada nos céus! “E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos (Atos 4:12). Confiemos somente em Jesus, porque só Ele nos pode garantir a salvação eterna (João 3:16; 1 João 5;13).

          Que Deus derrame preciosas bênçãos sobre sua vida e de sua família..

    • Rogerio Abreu

      hehehe, como voces distorcem a palavra…quem deu ordem foi Jesus, ela simplesmente foi submissa ao que ele mandou. Voces misturam natureza fisica com a Divina. Nunca aceitarão que Maria foi apenas um instrumento para gerar “DEUS FILHO”, com ser humano. O papel dela acabou ali, ela morreu como todos e será julgada como todos tambem. Voces vivem na tradição , com medo que conhecer o evangelho real, não um evangelho enxertado de livros apocrifos

      • Marcelo Morais

        Meu amigo vou usar a Biblia Sagrada – Edição de Promessas ( Biblia Evangelica). Vamos lá.. Lucas 1,48 “Porque atentou na baixeza de sua serva; pois eis que desde agora as gerações me chamarão bem-aventurada”. Nesse versículo vemos que Maria se coloca como serva, como a menor de todas, e por isso que todas as gerações a chamarão de bem-aventurada. Esse texto não foi retirado na reforma protestante, nem Lutero ousou retirá-lo pois transmite a verdade. Você sabia que apesar de termos mulheres de Deus no antigo testamento ( Judite, Ruth,Ester) nenhuma delas teve a graça de receber o anjo mensageiro de Deus. Em Lucas 1,28 temos a saudação do anjo “E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo bendita és tu entre as mulheres”. Você acha que uma pessoa que recebe uma saudação dessa, informando que ela encontrou graça diante de Deus, que ela é bendita entre todas as mulheres já criadas ou que irão nascer…..ela ainda vai passar por julgamento meu amigo ? Vc tá de brincadeira comigo. Faz o seguinte,..no dia que você receber a visita de um anjo, que você pegar Jesus no colo…dai a gente da um pouco de atenção no seu post. E sobre o livros apócrifos vc nem sabe o que fala…apócrifos são os evangelhos segundo Judas e Maria Madalena que até hoje não são aceitos mas existem.

        • Rafael Garcia Amaral

          Abobrinha abobrinha abobrinha
          Kkkk

        • Rogerio Abreu

          Tobias, Judite, Sabedoria de Salomão, Eclesiástico, Barucque, A Epístola de Jeremias, 1 e 2 Macabeus e acréscimos feitos a Ester e a Daniel…estes são os apócrifos que voces crêem. Meu amigo, vou lhe explicar sobre o julgamento: conforme a palavra de Deus, após a morte terrena, só existem 2 caminhos que já estão definidos, mesmo assim teremos o julgamento para recebermos nosso galardão. Creio eu que Maria está salva, mas ainda receberá seu galardao conforme suas obras e assim será para todos os salvos.
          Quanto a intercessao através dos mortos:
          É nos dito que os mortos não sabem de “coisa nenhuma” (Ec.9:5), então como saberiam das necessidades de cada devoto espalhado aos quatro cantos da terra?
          E, para aqueles que pensam que os mortos estão neste momento intercedendo ou trabalhando em favor dos vivos, Salomão escreve poucos versos adiante:
          “Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças, porque no além, para onde tu vais, não há obra nem projeto, nem conhecimento, nem sabedoria alguma” (Eclesiastes 9:10) .
          A palavra é simples , direta, nós não cremos em enxertos pagãos.
          “…Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.” 1 João 2:1
          “Assim afirmemos confiantemente: O Senhor é o meu auxílio, não temerei; que me poderá fazer o homem?” Hebreus 13:6
          “Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem.” 1 Timóteo 2:5
          Para finalizar, nem Jesus, nem os apostolos deixaram ou pregaram orientações para o povo pedir intercessao a Maria, “venerá-la” etc…
          Quem dirá então erguer um templo de adoração a “Aparecida”
          Entendeu “meu amigo”?

          • Andre Roque Santos

            Caro amigo Rogerio Abreu, o ovo veio da galinha ou a galinha veio do ovo? A Igreja nasceu da Bíblia ou a Bíblia nasceu da Igreja? Te respondo, é lógico que a segunda opção, a bíblia primeiro foi vivida, depois transmitida oralmente, depois, bem depois, a Bíblia foi escrita. Quando você fala que a Bíblia Católica contém livros apócrifos, você não sabe o que está falando, os sete livros que você citou eram e sempre foram integrantes da Septuaginta (a Bíblia escrita em grego) ou antigo testamento escrito em grego. O grego era o Inglês da época de Jesus, era a língua que a maioria dos povos falava ou entendia. Quando os apóstolos foram pregar o Evangelho à toda criatura eles tinham que citar também o Antigo Testamento, e era esse cânon grego de que eles se utilizavam, as citações do Novo Testamento se referem sempre à tradução grega da Septuaginta. Acontece que os judeus, incomodados com o avanço do Cristianismo, resolveram, por volta dos anos 100 d.c. convocar um Concílio, ou reunião de Rabinos, denominado Concílio de Jâmnia, nesse Concílio eles resolveram sacramentar ou fechar o cânon das escrituras deles, resolveram então estabelecer que só os escritos em Israel e em hebraico seriam admitidos, bem como só entrariam os escritos até o período do Profeta Esdras. Note bem, os Judeus definiram isso depois de um século de Cristianismo, depois de os Cristãos se utilizarem de todos esses “livros apócrifos” que você mencionou por quase 70 anos! Aliás, os próprios Judeus também se utilizavam desses escritos até o concílio de Jamnia. Havia, naquele tempo, muitas comunidades de Judeus espalhadas pelo mundo, em Alexandria, em Bizâncio, no norte da Africa, e eles também tiveram uma história com Deus e Deus também se manifestou a eles, a história do povo de Macabeus é o maior exemplo disso. Agora, vejamos bem, somos Cristãos ou somos Judeus?? Qual orientação devemos seguir no tempo de Cristo a orientação da Igreja de Cristo ou a orientação dos Judeus? Claro que a primeira opção e foi isso que os apóstolos fizeram. Contudo, Martinho Lutero aprouve por bem ignorar 1517 anos de história e retirar do Cânon Sagrado os sete livros acima mencionados, resolveu aceitar a autoridade dos Judeus do começo do segundo século da era Cristã para confrontar a autoridade da Igreja, a qual estabeleceu TODO o cânon no Novo testamento e rejeitou os Evangelhos apócrifos de Judas, Maria Madalena, etc, a Igreja que defendeu por séculos esse mesmo cânon do Antigo e Novo Testamento, que defendeu por séculos o Tesouro da Fé diante das heresias do Arianismo, do Cartarianismo, etc, pois a Bíblia como você a vê hoje meu amigo, não caiu do céu de paraquedas com capa de couro e zíper não, ela custou a vida e o sangue de muitos verdadeiros cristãos.

          • Marcelo Morais

            Meu amigo, vou só me limitar nas 5 afirmações de Lutero:

            1) Maria é mãe de todos nós

            Maria é a Mãe de Jesus e a Mãe de todos nós, embora fosse só Cristo quem repousou no colo dela… Se ele é nosso, deveríamos estar na situação dele; lá onde ele está, nós também devemos estar e tudo aquilo que ele tem deveria ser nosso. Portanto, a mãe dele também é nossa mãe..” (Martinho Lutero, Sermão de Natal de 1529.)

            2) Nunca conseguiremos honrá-la o suficiente

            “Maria é a maior e a mais nobre jóia da Cristandade logo após Cristo… Ela é nobre, sábia e santamente personificada. Jamais conseguiremos honrá-la suficientemente.” (Lutero, Sermão do Natal de 1531)

            3) Maria é a Mãe de Deus

            “… ela com justiça é chamada não apenas de mãe dos homens, mas também a Mãe de Deus… é certo que Maria é a Mãe do real e verdadeiro Deus”. Sermão Concórdia. vol 24. p. 107.”

            4) Maria foi concebida sem pecado original

            ”É uma doce e piedosa crença esta que diz que a alma de Maria não possuía pecado original; esta de que, quando ela recebeu sua alma, ela também foi purificada do pecado original e adornada com os dons de Deus, recebendo de Deus uma alma pura. Assim, desde o primeiro momento de sua vida, ela estava livre de todo pecado” (Lutero, Sermão sobre o Dia da Conceição da Mãe de Deus de 1527)

            5) Maria não teve mais filhos

            “Cristo foi o único filho de Maria, e da Virgem Maria não teve filhos além Dele… Estou inclinado a concordar com aqueles que declaram que ‘irmãos’ significam realmente ‘primos’. A Sagrada Escritura e os judeus sempre chamaram os primos irmãos.” Sermão, 1539.

          • Rogerio Abreu

            engraçado que em nenhum textos que postou, foi mencionado por Jesus ou por Paulo, João, Pedro… e sim uma opinião dada por um monge que deu inicio ao protestanismo.Engraçado que Elias foi arrebatado ao céu e é citado no evangelho, agora…e Maria? coitada dela que morreu e criaram uma confusão com a história dela.Engraçado tambem que ninguem cita Constantino, que trouxe o paganismo para dentro da igreja , que por sinal, Semiramis e Tamuz,hoje lembra muito uma imagem conhecida da sua igreja

          • Marcelo Morais

            Ixi…a coisa ta pior que eu pensava. Se até os protestantes critica quem criou o protestantismo…nao iriam criticar os católicos que é a igreja fundada por Cristo…quem vem de Pedro e continua nos tempos de hoje.

  • Adriano

    Cadê os mil e tantos comentários?

  • Margarida

    Esta discussão é mais velha que vento Sul…sempre tem alguém querendo reinventar a roda em cima deste assunto.

  • Fabio Ramon

    Existe um versículo na biblia bíblia que deixa bem claro essas duvidas, diz assim: eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai a não ser por min!.(forma correta), e não assim :eu sou o caminho a verdade e a vida ninguém vem ao pai a nao ser por MARIA.(forma errada) Ou seja a bíblia é bem clara não precisamos de intercessao de ninguém a nao ser de o nosso Sr Jesus!

    • flavianoschneider

      Maria é Mãe do Caminho, da Verdade e da Vida! Quem quiser se salvar seja o Caminho, a Verdade e a Vida. Só então poderá compreender quem foi e quem é Maria

      • Bruno Henrique Murray

        Maria foi apenas uma MULHER escolhida como outra qualquer para ter o filho de DEUS ,isso nao a faz melhor que nenhuma outra mulher que ja existiu ou que existe nos dias de hoje ,Caminho so existe um que se chama JESUS CRISTO na biblia nao fala que devemos procurar Maria para chegar a DEUS ,palavras de JESUS CRISTO :NINGUEM vem ao PAI se nao por MIM(JESUS CRISTO),e o unico que foi SANTO nesta terra foi JESUS CRISTO ,Maria foi pecadora como todos nos ,JESUS, ELE ja nao pecou ELE foi SANTO e sempre sera SANTO

  • Fabio Ramon

    Jesus cristo e o nosso único salvador! Maria foi uma serva de Deus! Não tem poder de intercessão!

  • Miro De Oliveira

    Como os evangélicos odeiam a virgem Maria que foi escolhida por Deus! Senhor perdoais – vos
    eles não sabem o que dizem!!!

    • Bruna Siqueira

      Não odiamos Maria, apenas não à idolatramos igual vcs, porque quem morreu na cruz pra nos salvar foi Jesus é não Maria!

      • Luciane Soares

        João 14
        1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
        2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

        3 E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
        4 Mesmo vós sabeis para onde vou, e conheceis o caminho.
        5 Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
        6 Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
        7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto.
        8 Disse-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, o que nos basta.
        9 Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?
        10 Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.
        11 Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras.
        12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
        13 E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
        14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
        15 Se me amais, guardai os meus mandamentos.
        16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre;
        17 O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
        18 Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
        19 Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais, mas vós me vereis; porque eu vivo, e vós vivereis.

        • Luciane Soares

          E o Espírito Santo que e nosso intercessor?
          “E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis” (Romanos 8.26)

      • Marcelo Morais

        Se Deus é pai de Jesus e Maria sua mãe, sabendo que o nosso corpo provem do DNA do nosso Pai e de nossa Mae….no sangue de Jesus so tinha o DNA de Maria. O mesmo sangue que escorreu na cruz corria nas veias de Maria…entao tenha um pouco mais de respeito ao falar da Mãe de Jesus.

  • Mony Oliveira

    Cristão é um bicho curioso! se atacam, ofendem e disseminam o contrário do que o seu salvador pregou, passaram a confundir fé com religião.

    • Rogerio Abreu

      é verdade…se todos seguissem o evangelho e os ensinamento de Cristo, não havria confusão. Mas infelizmente, preferem seguir doutrinas pagãs e querem propagar inverdades ao povo sem conhecimento

  • TRABALHE CONOSCO

    OPORTUNIDADE DE TRABALHO — Interessados numa oportunidade de trabalho com possibilidade de ganhos consideravelmente bons (acima de R$ 4.300,00), SAIBA MAIS CLICANDO AQUI http://bit.ly/2lmtFnj

  • Leandro Gomes

    https://uploads.disquscdn.com/images/237b1816e83308fc156e31462ef6578e5e74c133e0a45aba55c0c5f729842fc9.jpg

    Na referida charge, irmãos católicos argumentam que a Bíblia faz referências à Maria e que, portanto, há motivos bíblicos para reverenciá-la.
    Porém, a questão não é se ela está ou não na Bíblia, mas se Maria é mencionada nas Escrituras como sendo digna de ser venerada.
    Partindo da pergunta correta (“Maria é mencionada como sendo objeto de veneração?), percebemos que realmente ela é citada na Palavra de Deus, porém, os textos que a mencionam deixam claro que, mesmo sendo uma pessoa especial por ter sido escolhida divinamente para abrigar no ventre a Segunda Pessoa da Divindade, ela não é objeto de culto. Afinal, a mãe de Jesus não possui função de interceder pelos pecadores (veja-se 1 Timóteo 2:5). A Bíblia também nos mostra que Maria não foi para o Céu com Ele por ocasião da ascensão do Salvador. Vejamos:
    “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele” (Atos 1:14, Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
    Perceba que o costume de Maria em reunir-se para orar com os demais seguidores de Cristo se perpetuou depois da ascensão dEle, mencionada em Atos 1:9-11 (alguns versos antes). Por isso, esse versículo (Atos 1:14), utilizado pelos católicos na referida ilustração para justificar a veneração a Maria, é um “tiro no próprio pé”. Afinal, Atos 1:14 não dá margens para crermos na ascensão de Maria.

    Em relação aos demais textos utilizados, uma simples leitura destes versículos revela que eles foram descontextualizados para dizerem aquilo que o catolicismo quer que eles digam. Todavia, devemos permitir que a Bíblia fale por si mesma, segundo os próprios critérios interpretativos dela, de maneira independente de nossas crenças e pressupostos religiosos.
    Analisarei com você brevemente o que cada texto usado na charge realmente diz sobre Maria:
    Lucas 2:41-52 – Obviamente, ao mencionar esse trecho do evangelho de Lucas, os irmãos católicos corretamente alegam que Jesus foi submisso à Maria. Porém, precisamos atentar para o tipo de submissão que Ele tinha para com ela. Uma simples leitura revela que não era uma submissão hierárquica, como se ela fosse objeto de veneração, mas, uma submissão de filho para com a mãe.
    Além disso, o próprio texto afirma, na Nova Versão Internacional, que Jesus não era obediente apenas à Maria, mas, também a seu pai (humano), José. Se a submissão de Jesus a Maria indicasse que ela possui alguma hierarquia entre as pessoas da divindade, o mesmo significaria em relação a José, pois, Jesus era submisso e obediente também a ele. Com isso, arrumaríamos “argumentos” até mesmo para a veneração do pai humano de Jesus.
    Caso a submissão de Cristo a Maria fosse algo tão sério como alega o catolicismo, a ponto de torná-la intercessora da humanidade, Jesus não teria, respeitosamente, pedido a Sua mãe para não se intrometer em assuntos que eram apenas da alçada dEle:
    “Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” (Jo 2:3-4)
    O termo “mulher” empregado por Jesus, na cultura da época, era uma forma de chamar a mãe de “madame”, diríamos assim. Por isso, a alegação de desrespeito à Maria por parte de alguns protestantes é insustentável.
    Também é importante destacar que em Lucas 1 (outro capítulo mal-interpretado pela charge católica), Maria, “bendita entre as mulheres” (Lc 1:42) por ter sido escolhida para ser a mãe do Salvador, reconhece a si mesma como uma pecadora: “e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador”.
    Dessa maneira, o papel de intercessão atribuído a ela, além de contradizer abertamente a 1 Timóteo 2:5, é algo totalmente contrário ao que ela mesma pensava a respeito de si. Não tenho dúvidas de que após a volta de Cristo, quando os filhos de Deus de todas as épocas estiverem reunidos, Maria ficará muito chateada por terem lhe dado funções que ela nunca sonhou para si, contradizendo assim tudo aquilo que ela aprendeu na cultura hebraica sobre a adoração ou veneração ao único Deus de Israel (cf. Dt 6:4).
    Em João 2:5 encontramos o que podemos chamar de “o mandamento de Maria”. Nesse verso ela recomenda que as pessoas façam tudo o que Ele – Jesus – disser. Não incentivou em momento algum a obedecê-la, nem mesmo sugeriu que ela fosse a “intercessora” da humanidade diante Cristo. Seria importante que os irmãos e teólogos católicos deixassem Maria falar por si, ao invés de colocarem palavras em sua boca.
    João 19:26, 27 – Bem diferente do que alega a referida charge, nesse texto Jesus não entrega Maria para ser mãe da humanidade, mas, para ser cuidada pelo “discípulo a quem ele amava”. No próprio verso 27 fica claro esse propósito do Salvador: “… Daquela hora em diante, o discípulo a recebeu em sua família” (Nova Versão Internacional). Veja que o verso sequer insinua que João entendeu que Maria deveria ser recebida como “Mãe da humanidade”. Apenas como membro da família do apóstolo. Isso possivelmente porque Jesus era filho único de Maria e, seus irmãos (cf. Lc 8:19-21; Mt 12:46-50; Mc 3:31-35), filhos apenas de José de um primeiro casamento.
    Apocalipse 12:1[1] – Estudiosos católicos alegam que essa passagem se refere à ascensão de Maria e que, portanto, Apocalipse 12 a qualifica como a “Rainha do Céu”. Porém, “essa linha de interpretação falha em não reconhecer a natureza simbólica do livro do Apocalipse”[2].
    Quando analisamos todo o capítulo, vemos que João não tinha em mente a mãe de Jesus quando mencionou a “mulher vestida de Sol”. Especialmente os versos 5 e 6 são fundamentais para a correta compreensão do pensamento do apóstolo.
    O verso 5 diz: “Ela deu à luz um filho, um homem, que governará todas as nações com cetro de ferro. Seu filho foi arrebatado para junto de Deus e de seu trono”.
    Qualquer leitor pode compreender que não foi Maria a pessoa a ser arrebata, mais sim o “filho”: Jesus Cristo. Não é correto ler o texto e dar a ele o próprio ponto de vista para defender que Maria é a “Rainha do Céu”. Quem foi arrebatado ao trono e se tornou o “Rei do Céu” foi Jesus, não ela. E não poderia ser diferente porque “… abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.” (At 4:12).
    Além disso, a Bíblia é clara em afirmar que apenas Jesus se encontra à destra do Pai: “O Filho brilha com o brilho da glória de Deus e é a perfeita semelhança do próprio Deus. Ele sustenta o Universo com a sua palavra poderosa. E, depois de ter purificado os seres humanos dos seus pecados, sentou-se no céu, do lado direito de Deus, o Todo-Poderoso.” (Hebreus 1:3, Nova Tradução na Linguagem de Hoje)
    Por sua vez, o verso 6 nos impede de aceitar que a nobre mãe de Jesus faça parte dessa profecia do livro do Apocalipse. Leiamos: “a mulher fugiu para o deserto, para um lugar que lhe havia sido preparado por Deus, para que ali a sustentassem durante mil duzentos e sessenta dias”.
    Estudiosos que interpretam as profecias utilizando o princípio dia-ano (cf. Nm 14:34; Ez 4:5, 6) compreendem que os 1260 dias de Apocalipse 12:6 se referem a 1260 anos de perseguição contra a igreja – a mulher (esse texto é paralelo a Daniel 7:25). Em profecia, “mulher” representa o povo de Deus ao longo da história (ver Mq 4:9-5:4; Is 9:6; 7:14; 26:17; 66:7-8).
    Por isso, a “mulher” se refere primeiramente a Israel que deu a luz o Messias, trazendo-o para todos nós (cf. Rm 9). Refere-se também à Igreja, que prosseguiu na missão de levar o Messias ao mundo. Logo, a “mulher” representa o povo de Deus em suas duas fases: Israel e Igreja (veja os textos de 2Co 11:2 e Ef 5:25-32, onde “mulher” representa a igreja no Novo Testamento).[3]
    Portanto, os 1260 anos de perseguição no período medieval contra a igreja cristã, que foi de 538 a 1798 d.C, é o evento histórico para o qual João apontava. Maria não viveu tudo isso e, portanto, jamais poderia estar sendo mencionada nessa profecia! Apocalipse 12 é uma profecia escatológica, ou seja: se refere aos últimos acontecimentos e se encontra num período histórico bem posterior à Maria, mãe de Jesus.
    Há outro aspecto que devemos considerar: a mulher de Apocalipse 12 é mencionada novamente em Apocalipse 17 como sendo a “grande prostituta”. Isso jamais poderia se referir à Maria. As mulheres de Apocalipse 12 e 17 representam a mesma igreja em duas fases: de pureza doutrinária (mulher vestida de Sol) e de apostasia (prostituta e embriagada com o sangue dos mártires, mortos na Idade Média. Veja-se Apocalipse 12:6).
    Se em Apocalipse 12 a “mulher vestida de Sol” representasse Maria, obrigatoriamente, por questões exegéticas (de interpretação) ela deveria ser representada pela “grande prostituta” de Apocalipse 17. Isso seria uma aberração, uma heresia e uma afronta à tão nobre mulher[4] que nem está presente entre nós para poder se defender.
    Considerações finais
    Veja o perigo de tirar um texto de seu contexto, como o fez o autor dessa charge católica. Ele cria problemas interpretativos muito sérios, que comprometem a fé até mesmo dos sinceros e devotos irmãos católicos apostólicos romanos.
    O “Está Escrito” e o “Assim Diz o Senhor” nunca devem ser colocados em uma posição de inferioridade em relação ao “Assim Diz a Igreja”. A Bíblia não deve ser interpretada à luz da Igreja e sim a Igreja deve formular suas doutrinas tendo como base as Escrituras.
    A Igreja Católica Apostólica Romana necessita, com urgência, apoiar a própria teologia na Palavra de Deus, ao invés de se apoiar na Tradição eclesiástica (leia Mt 15:3, 9). Fazer o contrário (interpretar a Bíblia segundo a Tradição) é trazer sobre si e aos membros da referida denominação sérios prejuízos espirituais, que terão consequências eternas.
    Que todos nós, protestantes ou católicos, sejamos como os crentes de Beréia na maneira de avaliamos os ensinos religiosos que nos são transmitidos no púlpito ou na missa:
    “Os bereanos eram mais nobres do que os tessalonicenses, pois receberam a mensagem com grande interesse, examinando todos os dias as Escrituras, para ver se tudo era assim mesmo” (At 17:11, Nova Versão Internacional).

  • Andre Roque Santos

    Caro amigo Rogerio Abreu, o ovo veio da galinha ou a galinha veio do ovo? A Igreja nasceu da Bíblia ou a Bíblia nasceu da Igreja? Te respondo, é lógico que a segunda opção, a bíblia primeiro foi vivida, depois transmitida oralmente, depois, bem depois, a Bíblia foi escrita. Quando você fala que a Bíblia Católica contém livros apócrifos, você não sabe o que está falando, os sete livros que você citou eram e sempre foram integrantes da Septuaginta (a Bíblia escrita em grego) ou antigo testamento escrito em grego. O grego era o Inglês da época de Jesus, era a língua que a maioria dos povos falava ou entendia. Quando os apóstolos foram pregar o Evangelho à toda criatura eles tinham que citar também o Antigo Testamento, e era esse cânon grego de que eles se utilizavam, as citações do Novo Testamento se referem sempre à tradução grega da Septuaginta. Acontece que os judeus, incomodados com o avanço do Cristianismo, resolveram, por volta dos anos 100 d.c. convocar um Concílio, ou reunião de Rabinos, denominado Concílio de Jâmnia, nesse Concílio eles resolveram sacramentar ou fechar o cânon das escrituras deles, resolveram então estabelecer que só os escritos em Israel e em hebraico seriam admitidos, bem como só entrariam os escritos até o período do Profeta Esdras. Note bem, os Judeus definiram isso depois de um século de Cristianismo, depois de os Cristãos se utilizarem de todos esses “livros apócrifos” que você mencionou por quase 70 anos! Havia, naquele tempo, muitas comunidades de Judeus espalhadas pelo mundo, em Alexandria, em Bizâncio, no norte da Africa, e eles também tiveram uma história com Deus e Deus também se manifestou a eles, a história do povo de Macabeus é o maior exemplo disso. Agora, vejamos bem, somos Cristãos ou somos Judeus?? Qual orientação devemos seguir no tempo de Cristo a orientação da Igreja de Cristo ou a orientação dos Judeus? Claro que a primeira opção e foi isso que os apóstolos fizeram. Contudo, Martinho Lutero aprouve por bem ignorar 1517 anos de história e retirar do Cânon Sagrado os sete livros acima mencionados, resolveu aceitar a autoridade dos Judeus do começo do segundo século da era Cristã para confrontar a autoridade da Igreja, a qual estabeleceu TODO o cânon no Novo testamento e rejeitou os Evangelhos apócrifos de Judas, Maria Madalena, etc, a Igreja que defendeu por séculos esse mesmo cânon do Antigo e Novo Testamento, que defendeu por séculos o Tesouro da Fé diante das heresias do Arianismo, do Cartarianismo, etc, pois a Bíblia como você a vê hoje meu amigo, não caiu do céu de paraquedas com capa de couro e zíper não, ela custou a vida e o sangue de muitos verdadeiros cristãos.

  • Edcarlos Representante Anuar

    I Timoteo 2,5: Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
    A palavra “um só”,quer dizer que não tem mais ninguém,não precisa de mais ninguém,

    João 3:13 relata: “Ora, ninguém subiu ao céu senão aquele que de lá desceu, a saber, o filho do homem”.

  • Robson Santos Da Silva Santos

    Fala a verdade no Brasil e crime ? agora para quem vive na fé só vale o que tá na Bíblia.

  • Clesio Barros

    Ele falou sobre a doutrina da salvação verdadeira mediante o que bíblia diz, agora falar de idolatria há muitos evangélicos idolatras, idolatram o cantor gospel, tem gente que nega um pão , mas pagam 100 reais de ingresso pra ver o cantor tal ou pregador, falamos da romaria católica para Aparecida, mas conheço evangélicos que fazem a mesma coisa, fazem romaria pra Cidade Mundial, Gideões , Templo de Salomão etc… estamos preste a completar 500 anos da reforma protestante se Martinho Lutero e João Calvino estivesse aqui hoje morreria de novo, mas de desgosto e vergonha. há muitos crentes verdadeiros e muitas igrejas serias, mas vamos confessar há muitas lobos em nosso meio e poucos cristãos rsrssr

  • Clesio Barros

    Ele falou sobre a doutrina da salvação verdadeira mediante o que bíblia diz, agora falar de idolatria há muitos evangélicos idolatras, idolatram o cantor gospel, tem gente que nega um pão , mas pagam 100 reais de ingresso pra ver o cantor tal ou pregador, falamos da romaria católica para Aparecida, mas conheço evangélicos que fazem a mesma coisa, fazem romaria pra Cidade Mundial, Gideões , Templo de Salomão etc… estamos preste a completar 500 anos da reforma protestante se Martinho Lutero e João Calvino estivesse aqui hoje morreria de novo, mas de desgosto e vergonha. há muitos crentes verdadeiros e muitas igrejas serias, mas vamos confessar há muitas lobos em nosso meio e poucos cristãos rsrssr

  • Clesio Barros

    Ele falou sobre a doutrina da salvação verdadeira mediante o que bíblia diz, agora falar de idolatria há muitos evangélicos idolatras, idolatram o cantor gospel, tem gente que nega um pão , mas pagam 100 reais de ingresso pra ver o cantor tal ou pregador, falamos da romaria católica para Aparecida, mas conheço evangélicos que fazem a mesma coisa, fazem romaria pra Cidade Mundial, Gideões , Templo de Salomão etc… estamos preste a completar 500 anos da reforma protestante se Martinho Lutero e João Calvino estivesse aqui hoje morreria de novo, mas de desgosto e vergonha. há muitos crentes verdadeiros e muitas igrejas serias, mas vamos confessar há muitas lobos em nosso meio e poucos cristãos rsrssr

  • Clesio Barros

    Ele falou sobre a doutrina da salvação verdadeira mediante o que bíblia diz, agora falar de idolatria há muitos evangélicos idolatras, idolatram o cantor gospel, tem gente que nega um pão , mas pagam 100 reais de ingresso pra ver o cantor tal ou pregador, falamos da romaria católica para Aparecida, mas conheço evangélicos que fazem a mesma coisa, fazem romaria pra Cidade Mundial, Gideões , Templo de Salomão etc… estamos preste a completar 500 anos da reforma protestante se Martinho Lutero e João Calvino estivesse aqui hoje morreria de novo, mas de desgosto e vergonha. há muitos crentes verdadeiros e muitas igrejas serias, mas vamos confessar há muitas lobos em nosso meio e poucos cristãos rsrssr

  • Clesio Barros

    Ele falou sobre a doutrina da salvação verdadeira mediante o que bíblia diz, agora falar de idolatria há muitos evangélicos idolatras, idolatram o cantor gospel, tem gente que nega um pão , mas pagam 100 reais de ingresso pra ver o cantor tal ou pregador, falamos da romaria católica para Aparecida, mas conheço evangélicos que fazem a mesma coisa, fazem romaria pra Cidade Mundial, Gideões , Templo de Salomão etc… estamos preste a completar 500 anos da reforma protestante se Martinho Lutero e João Calvino estivesse aqui hoje morreria de novo, mas de desgosto e vergonha. há muitos crentes verdadeiros e muitas igrejas serias, mas vamos confessar há muitas lobos em nosso meio e poucos cristãos rsrssr