Cerca de 100 facas artesanais, conhecidas como chunchos, foram encontradas dentro dos presídios de Cariri do Tocantins e Palmas durante vistoria realizada na manhã desta segunda-feira (9). A ação também está sendo feita na Unidade de Tratamento Barra da Grota, em Araguaína, norte do Tocantins. A operação recebeu o nome de Paz nos Presídios.
Nos presídios também foram encontrados pedaços de cordas artesanais, ferros, seguetas, porções de drogas, balanças artesanais, 27 facas e celulares. Os agentes também encontraram 16 garrafas com substâncias em fermentação para fabricação de cachaça artesanal.

Além de 120 policiais militares, servidores administrativos, agentes do grupo de operações táticas. O helicóptero da Segurança Pública também foi usado para reforçar a segurança em Palmas e Cariri.

Segundo a secretaria, “foram poucos os objetos encontrados que entraram de maneira ilícita na unidade, uma vez que a maioria foram feitos artesanalmente.”

A revista no presídio de Araguaína ainda está sendo realizada, segundo a secretaria.

Entenda

No presídio de Cariri do Tocantins foram encontrados papeis com um estatuto de uma facção criminosa e registros da venda de drogas na unidade. De acordo com a polícia, cinco presos foram feridos com bala de borracha porque durante a revista ameaçaram os policiais e chegaram a jogar pedras em um deles. Eles foram levados para a delegacia da cidade. Com informações g1/tocantins.

Comentários

comentários