Ministro da saúde garante equipamento a novo hospital do Tocantins

O presidente do Hospital do Câncer de Barretos, Henrique Prata, acompanhado de deputados federais do Tocantins participou ontem pela manhã de reunião com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, em Brasília (DF), para solicitar o envio de máquina de radioterapia para a unidade do hospital a ser construída em Palmas.

Conforme a assessoria da deputada federal Dulce Miranda (PMDB), o ministro se comprometeu a destinar a máquina, bem como anunciou que há três equipamentos para radioterapia habilitados para o Tocantins. O objetivo é reestruturar os serviços de atendimento de câncer no Estado. Desde o ano passado, o serviço de radioterapia não é oferecido pela rede pública, que encaminha seus pacientes ao Maranhão. “Ao lado da bancada do Tocantins estou articulando e apoiando a instalação da unidade hospitalar em Palmas”, disse a deputada Dulce.

A arquiteta Mônica Avelino, voluntária e membro da Fundação VivaVida, informou que a verba para a construção do hospital já foi angariada, e que a preocupação atualmente é com o aparelhamento da unidade hospitalar.

Mônica também adiantou que a direção do hospital de Barretos está analisando a questão logística para os pacientes, em virtude do terreno destinado à obra estar localizado no distrito de Luzimangues, município de Porto Nacional. Com informações jornaldotocantins.