Tocantins está entre os quatro piores no rankings do Pisa 2015 em matemática

O Tocantins é um dos quatro piores estados da federação segundo o resultada do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2015 com relação à pontuação dos estudantes de matemática. O resultado foi divulgado hoje pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

O Estado teve 350 pontos, enquanto a média nacional foi de 377. No ranking divulgado pelo programa, o Tocantins ficou à frente apenas Bahia (343) Maranhão (343) Alagoas (339). O Estado com maior pontuação foi o Paraná, com 406 de média. Outro dado ruim para o Estado foi o percentual de estudantes com proficiência na disciplina. Ao todo 55% dos estudantes estão abaixo do nível 1 em matemática. Este nível é referente aos alunos que são capazes de responder a questões claras, identificar informações e executar procedimentos rotineiros.  Nacionalmente foram 44% abaixo desse nível.

Em comparação com os demais Estados, o Tocantins ficou mais bem posicionado que o Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Maranhão e Alagoas, onde os percentuais de estudantes abaixo do nível 1 variaram de 55% a 64%.  Os melhores classificados foram o Paraná e o Espirito Santo, ambos com 31% de estudantes abaixo desse nível.     Leitura e Ciências Apenas 9% dos estudantes estão baixos do nível 1B em proficiência de leitura e 32% alcançaram o nível 1A.

No nível 1A os estudantes já reconhecem o assunto principal e a finalidade do texto ou conseguem relacionar o texto com conhecimentos do dia a dia. Somente o Pará alcançou o nível 6 em proficiência de leitura, o mais alto da avaliação, no entanto, apenas 1% de estudantes que alcançou esse nível. Em leitura, enquanto a média nacional foi de 407 pontos, o Tocantins alcançou apenas 376.

em ciências, a média tocantinense foi de foi de 372 e a nacional de 401 pontos. Segundo o ranking, o Tocantins é um dos seis piores do País em leitura e um dos dez piores em Ciências. Nos percentuais de proficiência em ciências, o Estado teve 5% de seus alunos classificados abaixo do nível 1, nacionalmente o índice foi de 4%. O Tocantins ainda apresentou o percentual de 39% de estudantes que conseguiram alcançar o nível 1ª nessa disciplina. Com informações g1.