Encenação de acidente alerta público do “Parque Cesamar” sobre perigos do trânsito

Quem foi na tarde desse sábado, 13, ao Parque Cesamar se deparou com um cenário bem diferente. É que para conscientizar a população que o trânsito pode ser perigoso, os atores do Núcleo de Arte Terapia e Educação Popular em Saúde (Nupops) encenaram um acidente, montado exclusivamente para a 4ª Semana Mundial de Segurança Viária.

 

A Secretaria de Infraestrutura, Serviço Públicos, Trânsito e Transporte levou para o parque um carro batido e faixas com mensagens de impacto. Os atores estavam devidamente maquiados e encenaram um acidente com vítimas espalhadas pelo chão e dentro do veículo. “Trouxemos esse carro batido para chamar a atenção para a seriedade dos acidentes, que muitas vezes são fatais”, destacou a agente de trânsito, Kerlen Parrião.

“Pensei, será que é verdade? Aí, chegando mais perto vi que era encenação. Parecia real”, conta Elenice Camargo, tia dos pequenos Eleonora e Bento, que não tiraram o olhar da encenação. “Fiquei com muito medo”, aproximou timidamente Eleonora. “Ontem fez um ano que o primo da minha mãe se acidentou e ele ficou com uma cicatriz enorme na barriga”, conta a menina.

 

Após o susto do primeiro impacto, os visitantes do parque foram se aproximando da cena de acidente e tiravam fotos e filmavam. A dona de casa Mariana Martins descreveu a cena como “temerosa” e acrescenta: “nunca me deparei com isso, mas é importante para refletirmos que isso (acidente) pode acontecer com qualquer um, estando ou não sob o efeito de álcool”.

 

A atriz Carol Iummy passou por uma experiência na vida real semelhante a que ela representou. “Infelizmente essa realidade é muito comum. Por isso, estamos hoje aqui para chamar a atenção da sociedade para esse quadro que é aterrorizante”.

 

Após a encenação, os atores foram pelo parque distribuindo panfleto e fazendo uma alerta sobre o perigo da combinação álcool e direção. “Essa ação num local público com bastante movimento é importante para atrair o maior número de pessoas, crianças, jovens, adultos, porque todos fazem parte do trânsito”, ressaltou ainda a agente de trânsito Kerlen Parrião.

 

A encenação de um acidente fictício continuará neste domingo, 14, no Parque Cesamar e na segunda-feira, 15, acontecerá na Teotônio Segurado, em frente ao Samu, às 9 horas.

 

Semana Mundial

A 4ª Semana Mundial de Segurança Viária, de 8 a 14 de maio, desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU), faz parte da programação do Maio Amarelo, ​ e em Palmas está sendo organizada pelas secretarias de Saúde e de Infraestrutura, Serviços Públicos, Trânsito e Transporte e parceiros.​