Milhares de Católicos iniciam celebrações da Páscoa em Palmas

Os católicos estão reunidos desde hoje nas paróquias para a missa de Lava Pés. Segundo o arcebispo Dom Pedro Brito Guimarães, este é o momento de relembrar a Santa Ceia, quando Jesus lavou os pés dos 12 discípulos em sinal de humildade. É neste dia que os fiéis também iniciam uma série de missas que vão terminar no sábado (31), com a celebração da ressurreição de Jesus.

Na missa de Lava Pés, 12 fiéis são escolhidos, em cada paróquia, para representar os discípulos. Eles terão os pés lavados pelo celebrante da missa.

“Antes da ceia, Jesus lavou os pés dos Apóstolos. Esse é um momento de purificação para a Páscoa e representa a caridade o amor, lembramos que Jesus veio para servir. É também um momento de solidariedade e comunhão”, explicou.

Cada paróquia tem a sua programação. Na sexta-feira, não haverá missas, apenas a celebração da cruz. O arcebispo explica que é um momento de jejum e abstinência.
A programação termina no sábado (31), com a celebração da ressurreição do Senhor. “À noite é realizada a vigília Pascal, onde vamos anunciar que Jesus ressuscitou. Lembrando que estamos na Semana Santa, tempo de ir à igreja, nos converter e nos salvar pela Paixão de Cristo”.

No próximo domingo (1º) será realizada a Missa de Páscoa.
Confira a programação da Catedral de Palmas:

Quinta-feira 29/03 – Missa de Lava-Pés

• Catedral Metropolitana – 20h (Missa de Lava Pés)

Sexta-feira 30/03 – Celebração da Paixão de Cristo

• Catedral Metropolitana – 6h Via Sacra
• 15h Celebração

Sábado de Aleluia 31/03 – Vigília Pascal

• Catedral Metropolitana – 19h
Domingo de Páscoa 01/04
• Catedral Metropolitana – Missas às 7h30; 10h; 11h30; 18h e 19h30.

Com informações g1/tocantins.