Cinthia Ribeiro assina decreto para a criação do canil da GMP

Redação Sesmu

Conforme publicado no Diário Oficial do Município, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, no uso das suas atribuições, sancionou a Lei Nº 2.391, de 21 de junho de 2018, que estabelece oficialmente a criação o Canil da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), para Ações Táticas com Cães (ATAC).

De acordo com o Decreto, o Canil tem por finalidade possibilitar a complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens, serviços e instalações do Município, por meio de rondas ostensivas, com emprego de cães, atuando mediante planejamento próprio e em apoio às outras unidades da Guarda Metropolitana ou outros órgãos de segurança pública.

Para a titular da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), Welere Gomes, a assinatura do decreto vai fortalecer ainda mais o projeto que há poucos meses está sendo desenvolvido pelo grupo de Ações Táticas Cães (ATAC).  “Recebemos a assinatura do decreto com grande satisfação, pois isso vai  fortalecer ainda mais as ações que já estão sendo desenvolvidas pelo grupo ATAC, com o uso dos cães nas rodas de patrulhamento, na segurança municipal,” destacou.

Já para o subinspetor Simei Camelo, a implantação do canil é uma conquista para o Município que se refletirá diretamente no trabalho prestado à nossa sociedade, “é um avanço fundamental para transformar e melhorar as ações sociais e de segurança do nosso município. Com certeza a população se sentirá ainda mais segura com a ajuda dos cães que integram nossa equipe”.

O secretário executivo da Sesmu, inspetor Jocélio Santos, fala que o projeto grupo ATAC vem contribuir nas operações que são realizadas. “Os cães contribuem para a efetividade nas ações, pois são treinados para o flagrante e o combate a comercialização de entorpecentes com o tráfico de drogas, com seu faro apurado”, pontuou.

O projeto grupo ATAC trabalha em parceria com a empresa Alpha Guarda Cães, e já conta com cinco cães de guardas que auxiliam nas rondas de patrulhamento da Guarda Metropolitana de Palmas (GMP). Os cães Ralf, Huck, Sola, Liz e Cerveja reforçam a segurança no combate às drogas e somam com trabalho da Guarda Metropolitana.

(Edição e postagem: Lorena Karlla)