Executivos de empresas de tecnologia apresentam projeto Cidades Inteligentes ao Governador do TO

Sistema abrange áreas de vigilância urbana, análise de comportamento e segurança da população como um todo, no trânsito ou na vida cotidiana

Governo do Tocantins

Executivos da empresa de tecnologia NEC Latin America S.A. apresentaram, ao Governo do Tocantins, nesta quinta-feira, 12, o projeto Smart City ou Cidade Inteligente, que consiste no uso intensivo de tecnologias de comunicação e informação em áreas urbanas e na utilização eficiente dos recursos naturais.

“Por contar com rede de fibra ótica em todo o seu território, o Tocantins tem todas as condições de receber esse projeto”, disse o executivo da NEC, Ernani Uemura.

De acordo com os executivos, o modelo Cidade Inteligente é bastante utilizado no mundo, mas ainda é novo no Brasil. O sistema abrange as áreas de vigilância urbana, a análise de comportamento e a segurança da população como um todo, seja no trânsito ou na vida cotidiana. “O sistema consiste não só no monitoramento por meio de câmeras, mas também no processamento e na análise de grande quantidade de informações, que são colocadas à disposição do Poder Público, ajudando no trabalho das polícias, na mobilidade urbana, no atendimento à saúde e à educação”, completou Ernani Uemura.

De acordo com a empresa, Araguaína será modelo nesse sistema. Lá, o projeto está bem adiantado com a distribuição da rede de fibra ótica em toda a cidade. A ideia colocada para o governo é levar o sistema para as principais cidades do Estado. O Governo demonstrou interesse na proposta e deixou o canal aberto com os empresários, para estudos de abrangência e viabilidade econômica do projeto.

Foto: Esequias Araújo/Governo do Tocantins

Tags
Comentários