Prazo para renovação de matrículas em Palmas termina nesta sexta-feira, 23

Redação Semed

Termina nesta sexta-feira, 23, o período para renovação de matrículas dos alunos da rede municipal de ensino. Os pais ou responsáveis devem procurar a unidade educacional onde o aluno estuda para efetivar a renovação da matrícula. A atividade já é parte do calendário de matrículas para o ano letivo de 2019, que primeiramente renova as matrículas dos alunos que não irão mudar de escola.

A renovação e efetivação de novas matrículas nas escolas municipais já seguem as diretrizes do Sistema Integrado de Matrículas de Palmas (Simpalmas), implantado com o objetivo de facilitar o processo de matrículas de alunos na rede municipal de ensino. O Simpalmas estará aberto para novos cadastros a partir de janeiro de 2019 e unificará o Sistema On-line de Cadastro da Educação Infantil (Socei) e o Sistema On-line de Cadastro da Educação Fundamental (Socef) numa mesma plataforma, facilitando, assim, o acesso do usuário ao Sistema.

Transferência Automática via Sistema

A próxima etapa acontecerá entre os dias 26 de dezembro de 2018 e 04 de janeiro de 2019, período em que as unidades educacionais fazem a transferência automática dos alunos que estudam em alguma escola, que não tenha turmas do ano subsequente ao que ele está matriculado. A transferência é feita para a escola mais próxima, conforme orientação da Semed.

A confirmação de matrícula automática, período para que os pais ou responsáveis compareçam a unidade educacional para confirmar a matrícula do aluno, será entre os dias 07 e 11 de janeiro de 2019. Encerrando o calendário de matrículas para o próximo ano letivo, a partir de 14 de janeiro de 2019 ocorre a liberação do Sistema Simpalmas para cadastro de alunos novatos e transferências por interesse próprio.

Simpalmas

Por meio desta plataforma, os pais interessados em pleitear uma vaga em uma das 74 unidades educacionais da rede podem fazer o cadastro de seu filho, saber a disponibilidade de vagas por unidade de ensino e a classificação do aluno na lista de espera. Para a classificação são considerados os critérios especiais estabelecidos na Portaria Semed Nº 775. Já para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), as matrículas podem ser realizadas diretamente nas escolas que ofertarem esta modalidade.

Todas as informações sobre como proceder para se cadastrar no Simpalmas estão disponíveis na Portaria Nº 775/2018. publicada na Edição Nº 2.117, do Diário Oficial do Município, de 5 de novembro de 2018. Quem tiver dúvidas poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal da Educação (Semed), por meio dos telefones 3234-0211 ou 3234-0213.