Mais duas áreas verdes foram adotadas na Capital

Deni Rocha

22/02/2019 – ENTREGA DE CERTIFICADOS DO PALMAS MAIS VERDE. A Prefeitura de Palmas, por meio da Fundação de Meio Ambiente, faz entrega de Certificado de Amiga do Verde.
Na foto Divino Pereira de Faria
Local; 210 Sul Alameda 4
Palmas – TO
Foto: Edu Fortes

A fim de melhor executar um permanente e contínuo trabalho de conservação e manutenção de praças, canteiros e jardins foram entregues, na tarde desta sexta-feira, 22, dois certificados do Programa Palmas Mais Verde à empresa Oral Sim e ao senhor Divino Pereira de Faria, por terem adotado as Áreas Públicas Municipal, na AIameda 19, na Arse 12, e a Alameda 01, na Arse 24, respectivamente.

Com o certificado, o morador da Alameda 01, na Arse 24, Divino Pereira de Faria, se tornou a primeira pessoa física a adotar uma área verde na Capital. Na ocasião, Faria ressaltou que é morador da quadra há 22 anos e durante muito tempo conviveu com lixo descartado no local, o que o motivou a cuidar da área. “Nos últimos cinco anos tenho cuidado daqui e plantado mamão, café, eucalipto, hortaliças, entre outras culturas. Estou ajudando a zelar e evitar doenças, inclusive a dengue”, disse.

Segundo a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), existem sete processos de adoção ainda em execução do cronograma, e 18 processos em fase inicial de adoção. As adoções fazem parte do programa Palmas Mais Verde que tem a finalidade de estabelecer parcerias com pessoas físicas ou jurídicas, para a preservação, implantação, recuperação e conservação das áreas de preservação permanente e áreas verdes, bem como de árvores, mobiliário urbano, monumentos e equipamentos presentes nas áreas.

A presidente da FMA, Meire Carreira, explica que o programa é importante para a ampliação dos espaços públicos, para dar uso social às áreas verdes, para a arborização urbana, porque é realizado em parceria com a iniciativa privada, pessoas físicas ou jurídica.

Meire Carreira declarou ainda que “esse programa dá condição de uma participação da sociedade nesta gestão, com um olhar mais cuidadoso da nossa cidade”, e concluiu dizendo que, do ponto de vista ambiental, é extremamente relevante porque há um aproveitamento de espaços que antes não tinham uso. “Estamos ampliando a área verde e colocando alguns equipamentos públicos, contribuindo para a ampliação da arborização urbana que é extremamente importante para nossa cidade”.

Modalidades

Adoção convencional, em que o interessado apresenta a execução de obras, implantação de calçamento permeável, construção de acesso para veículos, instalação de mobiliário urbano, monumentos ou equipamentos comunitários e outras intervenções nas áreas, objeto de adoção.

A adoção simplificada o interessado apresenta implantação e/ou conservação de paisagismo e implantação de calçamento permeável em passeio público e passagem de pedestres conectados ao objeto a ser adotado.

Requisitos

Para adotar uma área verde, o interessado pode ir em uma unidade do Resolve Palmas com o requerimento preenchido e os documentos anexados. Confira o passo a passo e a lista de documentos Aqui.

Edição e postagem: Lorena Karlla