Corrida contou com as participações do Comandante Geral da PM, chefe da Casa Militar e secretário de Estado da Cidadania e Justiça; confira

A corrida contou com a participação dos gestores da Força de Segurança do Estado, servidores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO) e do Sistema Socioeducativo.

Vitória Soares/Governo do Tocantins

Em comemoração ao aniversário de dois anos de posse dos primeiros servidores aprovados no Concurso Público da Defesa Social e Segurança Penitenciária, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 26, a 2ª Corrida Mixuruca, proposta pela Associação de Servidores do Sistema Penitenciário do Tocantins Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju) e com apoio da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju). A corrida contou com a participação dos gestores da Força de Segurança do Estado, servidores do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO) e do Sistema Socioeducativo.

Durante o evento, que teve início às 7h30, no estacionamento da Seciju, o secretário de Estado da Cidadania e Justiça, Heber Luís Fidelis Fernandes, anunciou que o Projeto de Lei que altera a nomenclatura dos cargos do Sistema Penitenciário e Socioeducativo foi sancionado pelo governador Mauro Carlesse. A alteração na nomenclatura deve auxiliar na identificação dos profissionais do Sispen/TO, a fim de evitar constrangimentos durante as ações operacionais.

O secretário também exaltou a importância das comemorações, que estão sendo realizadas com intuito de integrar e fortalecer as Forças de Segurança do Estado. “Esse evento é essencial para integrar os servidores. Fiquei muito feliz com a presença de todos os chefes das Forças de Segurança, que vieram prestigiar o evento, isso mostra a firmeza do Sistema Penitenciário. Esse evento tende a crescer todos os anos e nós estamos caminhando para nos tornarmos referência de trabalho no Brasil”, garantiu.

Para o superintendente do Sistema Penitenciário, Orleanes de Sousa Alves, o caminho percorrido durante os dois anos de posse foi de muita luta. “São dois anos de muitas vitórias, muitas lutas, muitas dificuldades, mas nós estamos cumprindo nosso papel, de manter preso, buscar a ressocialização e devolver a sociedade, esse é nosso objetivo: prestar um serviço público de qualidade para população tocantinense que tanto merece”. O superintendente também garante a mudança na nomenclatura representa mais uma superação para o Sistema. “A troca de nomenclatura representa uma vitória para os servidores, é motivo de festa”, celebrou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Leandro da Silva, também comemorou a data e as notícias repassadas pelo secretário Heber Fidelis. “Datas comemorativas como essa não devem passar em branco, devem ser celebradas e o secretário trouxe notícias importantes hoje, inclusive em relação ao plano de carreira e isso é muito valioso para pasta e para Segurança Pública no geral”, disse.

Entre os diversos gestores da Segurança Pública que prestigiaram a corrida, estava o coronel Jaizon Veras Barbosa, comandante da Polícia Militar do Tocantins, ele parabenizou a Pasta e garantiu que a integração entre os servidores é essencial para manter a segurança da comunidade. “Nós só temos que parabenizar a todos pelas conquistas, agradecer ao secretário pela realização do evento e dizer que estamos à disposição para parcerias, pois um órgão completa outro e nós estamos juntos para oferecer um serviço cada vez melhor e de qualidade”, comentou.

O secretário-chefe da Casa Militar, coronel Júlio Manoel da , declarou que as atividades incentivam a inclusão dos novos servidores ao Sistema. “Esse evento é uma oportunidade de unir o grupo, que muitas vezes trabalham em locais separados, mas essa união fortalece a Cidadania e Justiça e incentiva outros a participar da equipe da Segurança Pública, que tem um único objetivo em comum, preservar a segurança da população tocantinense”, explicou.

Para o comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, tenente-coronel Adão Pereira dos Santos, atividades como a de hoje promovem o fortalecimento de laços intersetoriais e fomentam o trabalho em equipe. “Esse evento enaltece e retrata o trabalho desenvolvido pelas equipes de segurança, trata-se de uma forma de fomentar a integração do sistema”, ressaltou.

O secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Sampaio, também participou da corrida, mas devido à compromissos da agenda não pôde ficar até o final.

Mês de comemorações

No dia 27 de abril, os servidores celebram dois anos desde a posse, entretanto, as comemorações estão ocorrendo durante todo o mês, com intuito de valorizar o trabalho do Sispen. Dentro disso, foram realizados o Teste de Aptidão Física (TAF), o Curso de Alinhamento Operacional (Caop) e a mudança na nomenclatura dos cargos.

Os servidores do Sispen também estão sendo contemplados com diversas ações de integração, como a Corrida Mixuruca, o torneio de tiro e o Torneio de Futebol, marcado para as 8 horas, neste sábado, 27, no Clube da Associação de Servidores da Assembleia Legislativa do Tocantins (Asleto). As ações foram propostas pela Assispen/TO e receberam apoio da Seciju.

Fotos: Tharson Lopes

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo