Especialistas do Samu de Palmas levam conscientização aos alunos sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência

Redação Semus

Chegou a vez dos alunos da Escola Municipal Maria Júlia, situada no Jardim Aureny III, receberem os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), na unidade escolar. O primeiro encontro, que ocorrerá na segunda-feira, 15, às 14h, com os estudantes, faz parte do projeto ‘SamuziTO’ que leva orientações às crianças e adolescentes sobre a importância e finalidade do serviço Samu – 192, esclarecendo sobre o uso devido de ligação ao auxílio e danos causados pelos populares “trotes”. Os demais encontros previstos no projeto na Escola Municipal Maria Júlia são nos dias 22 e 29 de abril.

De acordo com a socorrista e coordenadora de Projetos do Núcleo de Educação e Urgência do Samu, Claudete Nascimento, o projeto ‘SamuziTO’ surgiu da necessidade de conscientização da comunidade a respeito das ligações de chamados ao serviço 192, visando reverter o alto índice de ligações indevidas (trotes), que acabam prejudicando outros atendimentos.

Claudete explica que a ida às escolas é ainda uma oportunidade de conscientizar as crianças e os pais sobre a importância da atuação correta em situações de urgência e emergência. “Buscamos estimular os estudantes a refletir sobre a importância da vida, cidadania, meio ambiente e os movimentos de solidariedade, além de ensinar como comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192 se tornou mais”, pontua.

O Projeto ‘SamuziTO’ vem sendo trabalhado nas escolas por meio da equipe do Samu, através de apresentação de lúdica com bonecos, palestras, rodas de conversa e bate-papo. Durante a programação os técnicos orientam também sobre a importância da atuação correta em situação de risco e a forma de solicitação de ajuda. Os profissionais envolvidos com o projeto são médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e socorristas.

O ‘SamuziTO’ continuará com uma programação de apresentação nas escolas públicas e privadas do Município.

Edição e postagem: Lorena Karlla

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo