Saúde começa campanha de vacinação contra gripe nos Cmeis em Palmas

Redação Semus

Técnicos da rede de saúde de Palmas iniciam na próxima terça-feira, 23, a partir das 9 horas, uma ação que vai percorrer os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) da Capital para imunizar crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade) e professores. O primeiro Cmei a ser visitado será o Pequenos Brilhantes, localizado na Arno 41.

De acordo com as enfermeiras da Central de Vacinas de Palmas as idas aos Cmeis é para reforçar a campanha de vacinação contra a Influenza. Vale lembrar que nos Centros de Saúde da Comunidade a imunização continua. A campanha segue até o dia 31 de maio, sendo que o Dia D será no dia 04 de maio. As 32 salas de vacinas funcionam das 8 às 17 horas e para vacinar é necessário apresentar os cartões de vacina e do Sistema Único de Saúde (SUS).

A coordenadora da Central de Vacinas de Palmas, a enfermeira Elaine Katzwinkel, explica que para as crianças receberem a vacina é preciso da presença um responsável e do Cartão de Vacina. “As equipes dos Cmeis avisam antes às famílias da criança para que um responsável esteja meia hora antes do horário de saída da criança, período que o pequeno receberá a dose da vacina”, lembra a enfermeira.

Elaine diz ainda que a intenção é que todas as pessoas que estão dentro dos grupos prioritários se imunizam. Para isso, segundo ela, a Secretaria de Saúde está criando estratégias para atender todas as 65 mil pessoas que é a meta da pasta.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) é vacinar 100% das 65 mil pessoas que correspondem ao público alvo composto pelos seguintes grupos prioritários: idosos com mais de 60 anos; crianças de seis meses até seis anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias de idade); gestantes; mulheres que tiveram um filho nos últimos 45 dias (puérperas); trabalhadores da área da saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas; pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

A vacina protege contra os subtipos dos vírus Influenza: H1N1, H3N2 e B. Para otimizar a vacinação, a Semus definiu o seguinte calendário: do dia 10 a 22 de abril serão vacinadas crianças e gestantes, e após esse período os demais grupos prioritários.

Dados da Campanha

Até o final da tarde dessa última terça-feira, 16, 9.209 pessoas receberam a vacina contra a Influenza.

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo