Governador em exercício Wanderlei Barbosa apresenta ações de turismo e cultura à artesãos de Taquaruçu

Foram apresentados o Cadastur e a Certidão de Artesão

Brener Nunes/Governo do Tocantins

O governador do Tocantins em exercício, Wanderlei Barbosa, apresentou na noite desta quarta-feira, 17, ações de fomento e turismo aos artesãos e moradores do distrito de Taquaruçu, a 30 Km do centro de Palmas. 

No evento, foram apresentados a Certidão Nacional de Artesão, o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo (Cadastur) e oficinas de artesanato que serão ministradas no Centro de Convivência do Artesão.

Wanderlei Barbosa destacou que os turistas vão a Taquaruçu para conhecer as cachoeiras, pousadas e cultura local. “Temos que criar ambientes e capacitar os moradores para fomentar o turismo do distrito. Taquaruçu é referência pelos atrativos que possui”, destacou o governador em exercício que complementou ainda que existem R$ 10 milhões para fomentar a economia dos pequenos produtores e outras vertentes. “Iremos discutir projetos importantes para fomentar a economia local e da região. Temos uma taxa de juros de 1% ao mês e podemos discutir a diminuição dessa taxa para 0,5%”, ponderou Wanderlei Barbosa.

Cadastur

A coordenadora do Cadastur Regional, Mayna Miranda, também esteve no evento e falou um pouco sobre o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo. “O cadastro é obrigatório desde 2008 e possibilita o cadastro de 15 atividades, sendo sete obrigatórias e oito opcionais. Tem validade de cinco anos para guias de turismo e de dois anos para demais atividades como agências de turismo, meios de hospedagem, organizadores de eventos, camping, parques temáticos, transportadoras turísticas e acampamentos”, afirmou Mayna.

Certidão de Artesão

O gerente de Fomento e Promoção da Cultura da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Álvaro Junior, explicou um pouco sobre a Carteira do Artesão. “A carteira é um documento que garante o reconhecimento do seu trabalho como artesão ou trabalhador manual”, afirmou.

Álvaro Junior também explicou que artesãos são aqueles que utilizam matéria-prima natural para a criação do produto, como cerâmica, fibra vegetal e madeira. Quem utiliza matérias industrializadas para construir produtos é considerado trabalhador manual.

O presidente da Adetuc, Tom Lyra, elogiou e agradeceu o governo pela iniciativa de fomento ao turismo e artesanato local. “Esta noite para mim é um orgulho. Vamos ter novamente o Rally dos Sertões, tivemos o Bota Pra Correr, no Jalapão, temos voo direto de Palmas para Recife. O mais importante é gerar emprego e renda para nossa gente”, afirmou o presidente da Adetuc, Tom Lyra.

Participaram do evento em Taquaruçu as deputadas estaduais Vanda Monteiro e Claudia Lelis; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa; comandante do Corpo de  Bombeiros, Reginaldo Leandro da Silva; comandante geral da Polícia Militar, Jaizon Veras; presidente do  Ruraltins, Tiago Dourado; secretário estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Reginaldo Messias; presidente da Agência de Fomento, Denise Rocha; secretário chefe da Casa Civil, Rolf Vidal, e o superintendente do Sebrae, Moises Gomes.

Sugestão de legendas- Fotos: Washington Luiz/Governo do Tocantins

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo