APRESENTADAS POR FILIPE MARTINS LEIS QUE BENEFICIAM MULHERES PALMENSES JÁ ESTÃO VALENDO

Depois de terem sido apresentadas e aprovadas na Câmara de Palmas, duas leis de autoria do vereador Filipe Martins (PSC) já foram sancionadas. Uma das novas leis, a de Nº 2.447 trata do direito à diagnóstico precoce e prevenção de doenças cardiovasculares com a realização de exames, orientações e palestras, através da campanha “Coração de Mulher”.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 17,5 milhões de milhões de pessoas morrem todos os anos no mundo por causa de doenças do coração, sendo que 8,5 vítimas são mulheres.

“A rotina agitada das mulheres, que muitas vezes inclui a dupla jornada de trabalho, faz com que deixem a saúde pra depois, e muitas vezes não tem condições de arcar com as despesas de consultas e exames. É uma conquista para as mulheres da nossa cidade”, comemorou o vereador.

Participação na Política

Também foi sancionada a lei de Nº 2.450 que institui a “Semana de Incentivo a participação da Mulher no Processo Eleitoral” que será realizada na primeira semana do mês de maio. O objetivo é promover a integração da mulher palmense na política. A data agora faz parte do calendário oficial de eventos do município de Palmas.

O autor da proposta, vereador Filipe Martins expõe que apesar de representarem metade da população brasileira, a participação das mulheres na política ainda é baixa.

“Precisamos garantir e ampliar a participação feminina na política criando estruturas que promovam e avalizem esta participação”, defendeu.

Ascom – Vereador Filipe Martins