5º BPM de Porto Nacional realiza formatura do “26º Curso de Identificação Veicular” ; confira

5° BPM- Ocorreu na manhã desta sexta-feira, 27, no auditório da Faculdade ITPAC em Porto Nacional, a Formatura do 26° Curso de Identificação Veicular – IDV, as aulas foram ministradas no Quartel do 5º Batalhão da Polícia Militar.

Estiveram presente na formatura o Tenente-coronel Ricardo Borges Ferrão, subcomandante do CPC, o Tenente-coronel João Pedro, Comandante do 5° BPM, Ides, Presidente do Conselho Comunitário de Porto Nacional, a Capitã Louise Representante do Colégio Militar, o 1° Tenente Ângelo, Secretário de Segurança do município, e a Doutora Michelle representando o ITPAC.

CURSO

O curso foi ministrado pelo sargento Éder Murussi Leite, e teve como monitor, o soldado Eduardo Andrade Pereira expoentes no tema, a nível nacional.

A turma, que foi composta de 24 alunos, entre militares de Palmas, 5º BPM, e oito militares das polícias Militares do Mato Grosso, Goiás, Paraíba e Bahia. Os militares cumpriram uma carga horária de 40 horas, contemplando três módulos de aprendizagem: 1º – Identificação Veicular e Legislação Pertinente; 2º – Módulo – Oficinas de Identificação Veicular; 3º Estágio Supervisionado.

A tônica do curso, portanto, é capacitar os militares com habilidades que promovam uma quebra no ciclo da criminalidade, nessas modalidades de atuação, uma vez que esses veículos, produtos de crimes, são utilizados na prática de outros mais violentos, principalmente os crimes contra a vida (homicídios, latrocínios, estupros, etc.).

As aulas teóricas foram realizadas na sala de aula do quartel do 5º BPM e as aulas práticas (oficinas de IDV) ocorreram no pátio de guarda de veículos na Central de Flagrantes da Polícia Civil e da empresa SANCAR, ambos em Porto Nacional – TO.

O curso também contou com um Estágio Supervisionado, e na oportunidade os militares realizaram bloqueios e abordagens em vários pontos estratégicos de Porto Nacional – TO, onde foi abordado o veículo (Toyota Corolla, cor prata) que trafegava pela TO-050 saída para Palmas, já durante a abordagem foi constatado que o veículo estava com os sinais identificadores adulterados.

Diante dos fatos, o veículo e o condutor foram apresentados na Central de Flagrantes da cidade.

De acordo com o Comandante do 5º BPM, Tenente-coronel João Pedro, o conteúdo que foi ministrado no curso visa proporcionar aos policiais militares conhecimento dos procedimentos operacionais e condições de atuarem contra os crimes, principalmente, de furto e/ou roubo de veículos automotores, que vem ocorrendo no estado.

 

Para o subcomandante do Policiamento da Capital, tenente-Coronel Ferrão, um ponto importante a ser destacado é que a atuação desses policiais permitirá a devolução, aos seus legítimos proprietários, dos bens que lhes foram subtraídos, especialmente, considerando que as vítimas, na sua maioria, são pessoas de baixa renda.

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo