Polícia Militar realiza a abertura do 6º Seminário do Proerd em Palmas

Lara Tavares/ Governo do Tocantins

Iniciou na manhã desta terça-feira, 15, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, o VI STOP do Seminário Tocantinense do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que segue até o dia 16. Cerca de 60 policiais militares, que são instrutores no programa, estão participando do evento.

O encontro tem o objetivo de promover um alinhamento de ações do programa, com atualização técnica curricular, troca de experiências e investimento na saúde física, emocional e intelectual do policial militar que atua no Proerd.

Na abertura da solenidade, a banda de música tocou o hino nacional brasileiro e o padre Sérgio de Sousa e o pastor Robson Correa e Ramos trouxeram uma mensagem de fé aos presentes.

Sete policiais militares foram homenageados como instrutores destaques 2018 os sargentos: Raimundin Sousa do Nascimento (atendeu 59 turmas), Carlos Alberto Teles Vieira (atendeu nove municípios), Elenilde Luiz Tavares (atendeu mais turmas do currículo infantil), Gercina Beckman (atendeu mais turmas do currículo 5º ano), Alexandre Soares dos Santos (atendeu mais turmas do  currículo 7º ano), Natália Rodrigues Azevedo (atendeu mais turmas currículo pais) e o comandante do 1º Batalhão da PM em Palmas, tenente-coronel Leandro Guimaraes Nunes (unidade que mais atendeu alunos, sendo 6.955 alunos). Os homenageados receberam uma lembrança das mãos de autoridades presentes.

O sargento Paulo Fernando Moreira Neves (instrutor do programa), in memmorian, e o subtenente Jadiel Araújo Pereira (que foi para e reserva e em muito contribuiu com edição de fotos e vídeos) também receberam homenagens pelo trabalho realizado junto à Coordenação Estadual do Proerd.

Em discurso a coordenadora estadual do Proerd, coronel Alaídes Machado,  externou sua gratidão a todos os policiais militares e parceiros na missão do Proerd. “Nossa eterna gratidão aos instrutores pelo amor, vocação, dedicação e compromisso no desenvolvimento de uma cultura de paz, na construção do crescimento de um cidadão pleno, consciente de seus direitos e deveres. Agradeço também a cada parceiro que nos apoia no desenvolvimento dos projetos do programa, as escolas, as família e toda a comunidade”.

Em seguida, o deputado estadual Issam Saado, discorreu sobre a importância de investimento na educação para a formação das crianças, futuros cidadãos. “É essencial pensar nas crianças para construirmos um futuro melhor para todos. E o Proerd faz isso dentro das escolas, estando presente também na estrutura familiar, auxiliando as crianças a caminharem na direção correta, de cidadão do bem. Parabéns pelo nobre e social trabalho que a PM realiza”, disse.

O presidente do grupo Energisa, Márcio Zidan, um das empresas parceiras do programa, pronunciou que “o Proerd é uma ferramenta transformadora para a vida em sociedade. Nossa instituição tem orgulho de contribuir para um programa que tem tanto a oferecer para a população”.

Já o diretor da FEBRACIS, Nilton Vieira, também parceira do programa, destacou que, “no nosso entendimento é resgatando famílias que é possível resgatar o mundo de ações e comportamentos que possam prejudicar as pessoas. E o Proerd faz isso, ele resgata pais e filhos”.

O comandante geral da PM, coronel Jaizon Veras Barbosa, enfatizou que há 17 anos o programa atua junto a crianças, adolescentes e pais. “Temos uma abrangência de atendimento que atualmente alcança 122 municípios, atuando em 200 escolas de nosso estado. Sendo que, já ultrapassamos a marca de 432 mil atendimentos. O nosso objetivo é atender todos os municípios, garantindo que mais crianças sejam atendidas pelo programa”, enfatizou.

Para finalizar os presentes, juntamente com as mascotes Dare, que representaram a família, cantaram a música do programa.

Parceiros do Proerd

Zap Telecom, Energisa, Droganita, FEBRACIS, Alucenter, Seara restaurante, Palmas Brindes, Fundação Pró-Tocantins, Conselho Regional de Corretores de Imóveis, Fabiano Parafusos, Distribuidora e Supermercado Silva, Empresa A, SEBRAE, Deputados estaduais, sargento Antônio Gildefran e sargento Reginlado Brabo, Secretária de Educação e Secretaria de Comunicação, dentre outros.