Repórter cinematográfico pioneiro no Tocantins é homenageado no Festival de Cinema Estudantil de ‘Palmas Você na Tela’

Samara Martins

“Toda a construção que era erguida em Palmas a gente ia filmar. Nós acompanhamos todo o crescimento daqui”, a afirmação é do repórter cinematográfico, José Sidinei Madalena, morador pioneiro de Palmas e um dos primeiros repórteres cinematográficos do Tocantins, que será homenageado no Festival de Cinema Estudantil de Palmas ‘Você na Tela’, com o Troféu ‘ Você na Tela de Cinema’. O Festival acontece de 23 a 25 de outubro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Natural de Araguatins, o repórter cinematográfico, José Sidney Madalena Marques, foi coordenador de programação da TV Anhanguera no Estado, entre 1986 a 1991, ajudou a implantar a TV Comunicatins, a TV Palmas, entre 1989 a 1995.

Pelas lentes de Madalena foram documentados importantes momentos da construção do Tocantins e de Palmas, atuando como cinegrafista do comitê Pró Criação do Estado do Tocantins e registrando as primeiras imagens da criação e implantação da Capital, da qual foi um dos primeiros moradores.

Atualmente trabalha na Assembleia Legislativa e mantém um website com imagens e matérias jornalísticas antigas sobre o Tocantins (www.documentatocantins.com.br).

Troféu ‘Você na Tela de Cinema’

O Troféu ‘Você na Tela de Cinema’ será entregue para grandes nomes do audiovisual palmense que contribuíram com o desenvolvimento da modalidade ao longo dos 30 anos de Palmas. São personalidades e pioneiros no registro cinematográfico e na formação da história da cidade.

‘Você na Tela’

Criado em 2016, com a  finalidade de promover o protagonismo infanto-juvenil e estimular a inserção de crianças, jovens estudantes e universitários no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica, O ‘Você na Tela’ chega em sua quarta edição cheio de novidades. Este ano, foram incluídas a ‘Mostra Competitiva Universitária Cidade de Palmas’ e a ‘Mostra Competitiva Brasil na Tela’. Nesta edição foram inscritos 128 filmes, de 11 estados dos quais 60 filmes foram selecionados para as mostras competitivas.

O ‘Você na Tela’ é uma realização da Fundação Cultural de Palmas (FCP) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Fundação Escola de Saúde Pública, Núcleo de Produção Digital Isabel Auler da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Spatium Produtora e recursos da emenda parlamentar nº 20190034, destinada pelo vereador Gerson Alves.

Edição: Lorena Karlla

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo