Workshop de Marketing Político reúne dezenas de profissionais na AL

Dezenas de profissionais participaram, na manhã desta sexta-feira, 11, do workshop “As Novas Tendências do Marketing Político”. A abertura foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade, pelo presidente do Sinduscom-TO, Bartolomé Garcia, e pelo diretor da Escola do Legislativo da Casa, Homero Barreto. O evento foi realizado no auditório da Assembleia Legislativa.

“Sabemos da importância da capacitação. Por isso temos firmado parcerias para ofertar cursos”, disse Antonio Andrade, acrescentando que, “por meio da Escola do Legislativo, estamos conseguindo realizar essas parcerias”.

O Presidente do Sinduscom reforçou a importância do Parlamento Estadual para a sociedade. “Entendemos que o trabalho dos deputados é indispensável para se criar um ambiente favorável para o desenvolvimento socioeconômico. Isso justifica nosso trabalho conjunto”.

Homero Barreto reforçou a importância das parcerias no processo de concretização da oferta de cursos e treinamentos. “Temos obtido sucesso em nossas parcerias. Essa cooperação com a Fieto é o começo de inúmeras oportunidades a serem firmadas”, declarou.

Planejamento

O publicitário Arlênio Sampaio falou sobre Planejamento de Marketing. Segundo ele, toda campanha política deve começar pelo planejamento, com a construção de um ambiente com as divisões de tarefas e funções, seguindo da identidade e imagem do candidato, e outras peças publicitárias, a exemplo do slogan e jingle, que deve representar o desejo do povo.

Arlênio destacou a importância da realização de pesquisas quantitativas e qualitativas para o acompanhamento do planejamento. “E fundamental enxergar o cenário, no qual o candidato está saindo”.

Mudanças

O publicitário Bruno Cartacho apresentou o tema “O Olhar Publicitário sobre as Campanhas”. Na abordagem, falou dos aspectos conjunturais que impactam o cenário político, bem como as campanhas e alertou: “o eleitor mudou! Está mais informado, recebe enxurrada de informações e isso o torna mais exigente”.

Lembrou que, há alguns anos, as campanhas eleitorais tinham por base informar o eleitor. “Hoje ele quer participar, ser ouvido, quer participar do debate, influenciar nas propostas dos candidatos”, alertou.

Duas outras palestras complementaram o workshop: “Assessoria de Imprensa para Políticos”, ministrada pelo jornalista Emerson Alencar, e “Redes Sociais e o uso para Campanhas Eleitorais”, por Patrícia Stroher, também jornalista.

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