PMTO em parceria para o desenvolvimento do campo tocantinense

O Comandante Geral da PMTO, coronel Jaizon Veras Barbosa, e o Comandante do Policiamento da Capital, coronel Francinaldo Machado Bó, participaram na manhã desta segunda-feira, 25, do Desenvolto (Plano de Desenvolvimento Regional do Tocantins).

O evento, ocorreu no auditório da FAET, na quadra 402 norte, região central de Palmas, e foi organizado pelo senadora Kátia Abreu, que disponibilizou R$ 78 milhões de reais em emedas parlamentares, e da Lei Orçamentária Anual do Governo Federal, e estes recursos vão estimular a formação de um consórcio intermunicipal e focar ações nas áreas prioritárias da região.

Plano de Desenvolvimento Regional do Tocantins (Desenvolto) realizou um feito inédito ao reunir 17 instituições. Essa ação vai beneficiar 65 municípios tocantinenses. O projeto será realizado durante os próximos três anos, entre os principais eixos do projeto estão a Governança, Desenvolvimento Econômico e Social, Inovação e Tecnologia, Infraestrutura e logística.

O Desenvolto é uma ideia inovadora por reunir o conhecimento acadêmico e técnico para dar suporte aos municípios de menor IDH e renda mais baixa do Tocantins. E tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos moradores dessas regiões por meio de geração de emprego, capacitação de liderança, eficiência na gestão e prestação de serviço públicos de saúde, educação e segurança.

A PMTO é parceira do programa levando segurança pública para o campo e para os turistas.

Instituições parceiras

Entre as 17 instituições parceiras, durante a reunião, estavam presentes representantes das seguintes entidades: PMTO, UFT, Unitins, IFTO, Embrapa, Sebrae, Senai, Fieto, Faciet e Senar entre outras.