Assembleia concede títulos de Cidadão Tocantinense a 22 personalidades

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins realiza nesta segunda-feira, 16, Sessão Solene para outorgar o Títulos de Cidadão Tocantinense a 22 personalidades. Entre os homenageados, consta o técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo, em reconhecimento à sua relevante história de vida e sua atividade empresarial no Estado. A sessão está marcada para às 15 horas, no plenário da Casa de Leis.

Também serão agraciados com o título de cidadão tocantinense aos seguintes homenageado: o senador Eduardo Gomes (MDB); o ex-vice-prefeito de Palmas, Derval de Paiva; o radialista Compadre Pimenta; o escritor Junior Batista; o ativista social Ricardo Ribeirinha; as desembargadoras Ângela Prudente, Maysa Vendraminini e Etelvina Sampaio; o advogado Solano Donato; a juíza Célia Regina, os agropecuaristas Gilvan Gomes e Roberto Paulino; o servidor público Gutemberg Vieira, os empresários Itelvino Pisoni, João Paulo Guarese, Renato Miranda e Edison Dutra; o delegado Josué Alencar; o Juiz Luiz Otávio de Quiroz; o fisioterapeuta, Seiki Yamada e a médica Rosemary Latrônico.

Título

Conforme decreto da Assembleia Legislativa, a concessão do título honorífico contempla toda pessoa física, imbuída de elevado espírito público, com relevantes serviços prestados ao Estado do Tocantins.

O título se equipara a uma adoção oficial. O homenageado passa a ser uma pessoa do lugar, mesmo que não tenha nascido ou não resida no local que lhe agraciou a honraria. Torna-se, assim, um irmão, um conterrâneo.

Para receber tal homenagem, faz-se necessário que se diga o que ele fez em defesa do povo do Tocantins, sem visar lucros, interesses pessoais ou profissionais.

Os títulos são entregues durante solenidades especialmente realizadas para esse fim ou individualmente, conforme a necessidade. (Penaforte)