Prefeitura de Palmas passa a publicar diariamente Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19)

Redação Semus

A Prefeitura de Palmas, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19), publica diariamente, a partir de hoje, o seu Boletim Epidemiológico do Coronavírus (Covid-19). O documento destaca as informações atualizadas sobre casos investigados, descartados e confirmados da doença no Município.

 

Na edição desta segunda-feira, 16, o Boletim registra 14 casos investigados, cinco (05) descartados e nenhum (00) confirmado. O secretário municipal da Saúde de Palmas, Daniel Borini, esclarece que a Semus está fazendo o monitoramento dos casos considerados suspeitos e reforça que “até o momento não há confirmação da presença do Coronavírus (Covid-19) na Capital”.

O Boletim traz ainda informações sobre medidas preventivas pessoais, coletivas e as principais  ações que estão sendo desenvolvidas pela Prefeitura de Palmas em suas diversas pastas, como Saúde, Educação, Transporte e Mobilidade Urbana, na prevenção e combate da pandemia.

Entre as ações se destaca a publicação do Decreto Nº 1856, de 14 de março de 2020, que declarou situação de emergência em saúde pública no Município de Palmas. O ato administrativo dispõe sobre diversas medidas de enfrentamento do Coronavírus na âmbito da Capital, tais como a suspensão das aulas nas escolas municipais e de eventos de concentração de massa. O Decreto reativa também o Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas COVID-19), força-tarefa que envolve órgãos da Prefeitura no planejamento e execução das ações preventivas.

COE

O COE é uma estratégia prevista nos protocolos do Ministério da Saúde e é ativado pelos entes públicos em situações de emergência. É competência do COE-Palmas Covid-19 modificar ou alterar medidas referentes ao enfrentamento da proliferação do novo Coronavírus (Covid -19), de acordo com a evolução do cenário epidemiológico.

 

O Centro é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e integrado pelas diversas pastas da administração pública de Palmas. As reuniões do grupo são feitas diariamente com o objetivo de planejar e executar as ações contra o Coronavírus (Covid-19) na Capital.

SAIBA MAIS

Palmas decreta situação de emergência em saúde pública 

A prefeita Cinthia Ribeiro decretou no último sábado, 14, situação de emergência em saúde pública no Município de Palmas, em resposta às medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19). O Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município às 20h42, de hoje.

Comunicado – Suspensão das atividades do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira

A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Palmas (Sedes), responsável pelo funcionamento do Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, atenta à declaração da Organização Mundial de Saúde (OMS) de estado de Pandemia do vírus Covid-19 (Coronavírus), considerando a gravidade do momento e, obedecendo às recomendações do Ministério da Saúde, optou por determinar a suspensão temporária das atividades do Parque, visto que o local atende idosos, grupo tido pela OMS como uma das parcelas mais vulneráveis, juntamente com as crianças.

Desta forma, ficam suspensas todas as atividades realizadas no Parque Municipal da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, pelo período de 15 a 29 de março de 2020 (15 dias).

 

 

Comunicado – Estão suspensos os atendimentos e reuniões dos grupos de Fortalecimento de Vínculos

 

Atendendo à determinação do Decreto Municipal N° 1856 de 14 de março de 2020, publicado pela prefeita Cinthia Ribeiro, e seguindo as orientações do  Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19), a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) informa que estão suspensos os atendimentos e reuniões dos grupos de Fortalecimento de Vínculos que são realizados nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmas.

Semus monitora grupo de palmenses que retornou de viagem ao exterior 

A Prefeitura de Palmas está monitorando grupo de nove palmenses que retornou do exterior a Palmas no último dia 13 de março de 2020, em razão de viagem por países com registros de transmissão ativa do novo Coronavírus (Covid – 19), especificamente, Israel, Egito e Itália.

 

Restaurantes comunitários de Palmas adotam medidas contra Coronavírus 

 

Em função das medidas preventivas ao Coronavírus (Covid-19) adotadas pela Prefeitura de Palmas para evitar a proliferação do vírus nos restaurantes comunitários da Capital, as mesas utilizadas nesses espaços terão o distanciamento de 2,5 metros entre cada unidade. A rotina de limpeza também será reforçada antes e durante o funcionamento. Essas medidas seguem as orientações do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COE-Palmas Covid-19)

Disque Saúde 136 e aplicativo esclarecem dúvidas sobre o Coronavírus (Covid-19) 

Antes de procurar uma unidade de saúde e causar uma superlotação desnecessariamente é possível esclarecer diversas questões sobre a doença por meio do Disque Saúde 136. O serviço é gratuito e disponibilizado pelo Ministério da Saúde 24 horas, todos os dias da semana, para responder perguntas sobre o novo Coronavírus e demais assuntos que envolvem a saúde.

 

Prefeitura suspende emissão presencial de documentos nas Unidades do Resolve Palmas 

 

A Prefeitura de Palmas comunica que as Unidades do Resolve Palmas estarão atendendo nesta segunda-feira, 16, a partir das 10 horas, para adequação de medidas preventivas contra o Covid-19.  Dentre as medidas adotadas está a suspensão presencial de emissão de documentos.

 

Coronavírus: IVM/EGP suspende cursos de qualificação temporariamente 

 

O Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), comunica que, em atendimento ao Decreto Nº 1.856, em que a prefeita Cinthia Ribeiro declara situação de emergência em saúde pública no município de Palmas como medida de enfrentamento da pandemia provocada pelo coronavírus (COVID-19), resolveu suspender a realização de cursos de qualificação enquanto perdurar a situação de emergência.

Crédito da imagem: Arte-Divulgação

Etiquetas
Comentários
avatar
  Subscribe  
Notify of
Botão Voltar ao topo